ATENÇÃO MULHERES - QUANTO TEMPO PRECISA TOMAR ANTICONCEPCIONAL PARA NÃO ENGRAVIDAR? SAIBA DETALHES (GIRO DE NOTÍCIAS - SAÚDE)

Veja


A pílula anticoncepcional representa um grande conforto e segurança na vida muitas mulheres. Além de reduzir a praticamente zero o risco da gravidez – quando administrado de forma regrada – ajuda a combater efeitos desagradáveis comuns do período menstrual, além de regular o ciclo e auxiliar no controle e prevenção de algumas doenças ginecológicas. 

Uma das principais dúvidas de quem começou a utilizar o remédio é a partir de quando o anticoncepcional começa a fazer efeito. Se a mulher começar a usá-lo no primeiro dia do ciclo menstrual, estará segura a partir do sétimo dia. 

No entanto, para não correr o risco de errar na data, o mais indicado é tomar uma cartela inteira. “No mês inicial, a pílula deve ser tomada no primeiro dia do ciclo e, depois, uma por dia, sempre no mesmo horário, até o final da cartela e respeitando o intervalo de acordo com o número de comprimidos”, explicou a ginecologista Karina Zulli, do Hospital e Maternidade São Luiz, em entrevista ao Bolsa de Mulher sobre métodos contraceptivos. 

Vale lembrar que a para a pílula continuar sendo segura, é importante tomar alguns cuidados: alguns outros remédios podem cortar o efeito do anticoncepcional, assim com o alcoolismo e o tabagismo. Além disso, iniciar o uso de qualquer método anticoncepcional sem antes consultar um médico também coloca sua saúde e segurança em risco. 

Por: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário: