Veja
Usar o cartão de crédito de forma consciente e evitar usar recursos como a compra no rotativo e o pagamento apenas do mínimo das parcelas são importantes aliados do controle financeiro.
Algumas dicas pontuadas pelo portal Meu Bolso feliz, uma iniciativa do SPC Brasil também podem ser úteis para ajudar o consumidor a usar o cartão de crédito de forma responsável e como aliado do planejamento financeiro. Confira:
1 – Fique atento às taxas de anuidades dos cartões, que variam de uma administradora para outra. Se estiver insatisfeito com a sua, negocie os valores.
2- Avalie seu cartão. Não adianta ter um “internacional”, que custa mais caro, se você não vai fazer compras no exterior. Os “nacionais” têm custos mais baixos.
3 – Cuidado com o número de cartões na carteira – mais um motivo para o descontrole. “O consumidor organizado pode ter dois, três ou mais cartões, que não haverá problema. No entanto, uma parcela expressiva da população anda com mais de um cartão na carteira e, ainda assim, ignora a cobrança de juros e os riscos de não pagar uma fatura integral.
4 – Administre seus gastos. Guarde comprovantes e examine atentamente o extrato mensal para saber, por exemplo, como pode economizar no próximo mês.
5 – Compras parceladas devem ser feitas apenas se você tem o dinheiro para quitar as parcelas, mensalmente. Além disso, evite o acúmulo de parcelamentos. Se agora você não tem R$ 500 para fazer uma compra específica e faz um parcelamento e repete esse hábito por mais três meses, a soma das parcelas, daqui um tempo, também serão impossíveis de serem pagas.
Por: Voz da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no Blog do Edson Alves.
Regras do site/blog
Não serão aceitos comentários que:
1. Excedam 500 caracteres com espaço;
2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Portanto, o titular deste blog poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por tudo que aqui for escrito.
3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
4. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site/blog os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
Participe sempre e veja as matérias em destaque.