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Um bombardeio de mensagens falsas, com vírus, ameaça diariamente os computadores dos brasileiros. Os golpes virtuais se multiplicam e, por isso, é essencial reconhecer um e-mail falso. A curiosidade levou um grande prejuízo para a supervisora administrativa Gabriela Estrela Martins. Ela recebeu um e-mail que falava sobre as fotos de uma festa. Sem saber, instalou o programa do bandido.
Quando foi acessar a conta bancária pela internet ativou o vírus. “Dentro da conta, apareceu uma outra tela, tela falsa, pedindo para eu digitar a senha do cartão de débito. Eu digitei e ele começou a debitar IPVAs que não são meus.
O prejuízo foi de R$ 4.048”, conta. O banco devolveu o dinheiro de Gabriela. Demi Getschko, diretor do Núcleo Informação Coordenação Ponto BR, ONG que administra páginas na internet, ensina um dos pulos do gato para se proteger: quando for digitar o nome do banco, colocar o nome do banco e trocar o “ponto com ponto br” por “ponto b ponto br”. “Uma letra só, ponto br, que também serve aos bancos, só aos bancos.
Então,se você escrever o nome errado e terminar com “b ponto br” ou é um banco ou não existe. Não há chance de você cair na mão de um fraudador”, garante.Na caixa do correio eletrônico, cada dia mais lotada, fica grande parte do perigo, sempre com propostas tentadoras: tem a promoção que é só acessar e concorrer a um carro novo, a oferta de ganhar dinheiro apenas respondendo um email, entre muitas outras. “Primeiro se informe para ver se essa promoção realmente existe, se é real.
Se existir, não clique no email, entre diretamente no site da promoção e faça cadastro diretamente pelo site da promoção”, orienta Thiago Bordini, especialista em segurança da informação. Ainda existem situações em que a pessoa recebe uma mensagem que parece não fazer sentido: um boleto de pagamento ou uma email falando sobre um cheque que foi devolvido. Quem recebe fica até em dúvida pensando: “Será que eu me esqueci disso?”.
“O que a gente tem que fazer é se perguntar: ‘eu estou aguardando esse e-mail? Eu aguardo realmente um email de uma instituição? Eu tenho conta em determinado banco?’”, recomenda o especialista. Em alguns casos, é só prestar um pouco de atenção. Tem o exemplo de um email, que finge ter sido mandado por um grande banco.
O texto explica que a conta expirou e se não for reativada o cliente vai ter que pagar mais de R$ 70. É só ficar atento e perceber que na mensagem tem “envitando” no lugar de “evitando” e “refente” ao invés de referente. Gabriela, que trabalha o dia todo com computador, alerta que qualquer um pode ser vítima se não prestar atenção: “Mesmo tendo informação, usando a internet todos os dias, eu acreditei”.
Por: Voz da Bahia
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