UM NÚMERO QUE COMEÇA COM 065... - MENSAGENS E LIGAÇÕES EM CELULARES TEM GERADO MEDO EM TODO O PAÍS (GIRO BLOG EA - BRASIL)

Fique atento. Veja a matéria


O aquartelamento da Polícia Militar e Bombeiros em Alagoas está gerando o compartilhamento de mensagens através das mídias sociais. O que parece ser uma forma de orientar a população esconde a verdadeira intensão de muitos desses autores, que utilizam o nome até da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para conseguir algum tipo de proveito e gerar pânico social.

Sem querer se identificar, algumas mulheres apresentaram a reportagem do Correio de Alagoas registro de ligações telefônicas com o número: 065-65-2065-xxxx. Um ‘aviso’ divulgado pelo WhatsApp afirma que “ Tá saindo no rádio que não atenda as ligações do celular que inicia com 06565… Estão clonando os números que atendem a esse telefonema… REPASSE”.

Esse tipo de mensagem tem gerado medo também em outros Estados brasileiros. Segundo as ‘vítimas’, as ligações acontecem no período da noite ou madrugada. No caso das que mostraram o registro, as tentativas aconteceram às 22h12 e 22h14.

Conforme relatos de quem atendeu a ligação em outros Estados, uma voz gravada e distorcida propõe um “pacto” e o objetivo pode ser mais do que apenas assustar: uma forma de enganar e solicitar dados pessoais, ou roubar créditos do celular.

O fato é que o DDD “065” é de Mato Grosso e o “65” é o código da operadora CGB Voip Informática e Telecomunicação, pouco conhecida em Alagoas. Procurada por nossa reportagem, a empresa desconhece a prática do crime e afirma que não realiza esse tipo de ligação, além de não ter mercado direto com o Estado.

Questionada sobre a possibilidade de fraude através de um contato telefônico, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que esse é um caso de polícia e seu poder está voltado ao serviço oferecido pelas operadoras de telefonia no Brasil. Entretanto, acredita que seja improvável retirar créditos através de uma ligação e pede aos clientes abordados que não informem qualquer dado pessoal.

A Anatel também recomenda que os clientes que se sentirem lesados podem procurar as operadoras para checar se o telefone foi clonado e descobrir se houve algum desconto indevido no saldo dos celulares pré e pós-pago.

Por: Correio de Alagoas

Nenhum comentário: