Um vírus tem mirado os usuários brasileiros com a função de roubar dados bancários e corretoras de criptomoedas/Divulgação
Um novo vírus tem como alvo usuários brasileiros e age com o objetivo de roubar dados bancários e de corretoras de criptomoedas. Batizado de Maverick, o malware se instala no computador por meio de arquivos de atalho (.LNK) escondidos dentro de pastas ZIP. Após a infecção, ele se espalha automaticamente, enviando os mesmos arquivos maliciosos via WhatsApp Web para os contatos da vítima.
Segundo informações da Kaspersky, empresa russa especializada em cibersegurança, mais de 62 mil tentativas de infecção foram registradas apenas em outubro — todas bloqueadas pelo antivírus antes de comprometer os dispositivos.
Como se proteger
Os especialistas aconselham não abrir arquivos recebidos pelo WhatsApp de fontes desconhecidas e evitar clicar em atalhos (.LNK). Além disso, é importante manter o antivírus atualizado e caso receba alguma mensagem suspeita, alertar o remetente sem compartilhar o conteúdo. Outras dicas são:
- Ativar a autenticação em duas etapas no Whatsapp e e-mail;
- Usar senhas diferentes em cada conta;
- Manter o backup regular dos arquivos em um disco externo
Bnews

Nenhum comentário:
Postar um comentário