A velocidade com que você devora sua refeição importa tanto quanto o tipo de alimento/Freepix
A forma como você come pode ser tão importante quanto o que está no prato. Especialistas alertam que devorar uma refeição rapidamente pode trazer riscos à saúde, desde engasgo até o consumo excessivo de alimentos antes que o cérebro perceba a saciedade. Além disso, comer rápido demais pode incomodar quem está à mesa com você.
Veja o que dizem os cientistas sobre como adotar uma alimentação mais consciente e desacelerar o ritmo.
Quão rápido é rápido demais?
Se você costuma terminar o café da manhã, almoço ou jantar em menos de 20 a 30 minutos, está comendo rápido demais.
"Leva cerca de 20 minutos para o estômago comunicar ao cérebro, por meio de sinais hormonais, que está cheio", explica Leslie Heinberg, do Centro de Saúde Comportamental da Cleveland Clinic.
"Quando as pessoas comem rápido demais, podem não perceber esses sinais, facilitando o consumo além do necessário", completa.
Os riscos de comer rápido
Pessoas que se alimentam rapidamente tendem a engolir mais ar, o que pode causar inchaço ou indigestão, segundo Heinberg. Além disso, a mastigação inadequada pode comprometer a digestão e a absorção de nutrientes. Pedaços grandes de comida também aumentam o risco de obstrução no esôfago.
Estudos indicam que quem come depressa tem maior risco de obesidade, enquanto aqueles que comem mais devagar são menos propensos ao ganho de peso excessivo.
Veja mais AQUI.
Por: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário