APÓS DIAS DE BUSCAS, ADOLESCENTE DE 13 NOS É ENCONTRADA MORTA APÓS SEQUESTRO NO SERTÃO DE PE; SUSPEITO MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA (GN - PE)

Após 5 dias de buscas, adolescente sequestrada no Sertão é encontrada morta; suspeito morre em confronto/Reprodução



Um silêncio pesado tomou conta de Caraíbas, distrito de Santa Maria da Boa Vista (PE), neste sábado (29). Após cinco dias de buscas intensas, Ingrid Vitória, 13 anos, foi encontrada sem vida em uma área de caatinga. O suspeito do sequestro, Jocelmo Caldas da Silva, vizinho da família, morreu após troca de tiros com a polícia. O caso, que começou com uma carona rotineira, terminou em tragédia – e expôs falhas alarmantes na segurança de comunidades rurais.



O sequestro que mobilizou o sertão

Na manhã de terça-feira (25), a rotina da família Gomes virou pesadelo. Ingrid voltava de Curaçá (BA) com a mãe, Adriana, e o irmão de 4 anos em um carro conduzido por Jocelmo – homem que frequentava a casa deles há anos. No trajeto, entre Orocó e Caraíbas, o motorista desviou para uma estrada secundária. “Ele me amarrou com uma corda, jogou meu filho no chão e arrastou minha filha para o mato”, relatou Adriana à polícia, ainda com marcas das agressões.

O criminoso, de 38 anos, teria planejado o ataque. Em uma mochila abandonada, agentes encontraram uma carta manuscrita com declarações obsessivas sobre a adolescente. “Ele escrevia que a queria só para si, como se fosse um objeto”, revelou uma fonte da SDS.

Operação de buscas e reviravoltas dramáticas

Por quatro dias, 200 agentes vasculharam a região com drones térmicos, cães farejadores e helicópteros. Na sexta-feira (28), uma aeronave AS 350 B2 da SDS colidiu durante o pouso em Caraíbas. Os quatro ocupantes saíram ilesos, mas o acidente – investigado pela Força Aérea – complicou as buscas.

Neste sábado, um morador anônimo avistou Jocelmo perto do Rio São Francisco. “Ele disse que havia libertado a menina, mas estava sozinho e armado”, contou um policial à imprensa. A informação levou a uma operação relâmpago: ao ser cercado, o suspeito atirou contra os agentes e foi atingido no tórax. Ingrid foi encontrada a 500 metros dali, com sinais de agressões e asfixia.

Repercussão e investigações

A governadora Raquel Lyra (PSD) emitiu nota destacando o “empenho incansável das forças de segurança”. Já o prefeito George Duarte declarou luto oficial no município de 42 mil habitantes. “Perdemos uma filha dessa terra”, disse.

Peritos trabalham no local para reconstituir os últimos momentos da vítima. “Há indícios de que ela foi mantida viva por pelo menos 48 horas”, adiantou um delegado da PC-PE. A arma usada pelo criminoso – um revólver .38 – está sob análise balística.

Contexto que preocupa

O caso revela vulnerabilidades no transporte rural. Ingrid e a família dependiam de caronas para se locomover entre a nova casa em Floresta (PE) e parentes na Bahia. Dados da Secretaria de Defesa Social mostram que 73% dos sequestros no interior pernambucano em 2024 ocorreram em estradas vicinais.

A SDS anunciou reforço no patrulhamento aéreo e treinamento para comunidades isoladas. Enquanto isso, o IML de Petrolina prepara o corpo de Ingrid para liberação – um último trajeto pela BR-428 que ela jamais completou em vida.

Chico Sabe Tudo

 

Nenhum comentário: