UNIVERSIDADE AFASTA ALUNO DENUNCIADO POR RACISMO NA BAHIA (GN - BA)

Medida vale apenas para o centro onde ocorreu o incidente e, segundo a instituição, não vai prejudicar as atividades acadêmicas do aluno. Danilo não tomou ciência do documento que impede a entrada nele no local porque não foi localizado pela instituição/Redes Sociais.


O estudante do curso de Ciências Sociais denunciado por racismo dentro do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi afastado preventivamente do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), onde ocorreu o caso. A informação foi divulgada em nota nesta sexta-feira (13) pela instituição de ensino. O comunicado da UFRB diz ainda que Danilo não tomou ciência do documento que impede a entrada nele no CAHL porque não foi localizado pela instituição.


De acordo com a UFRB, foi expedida uma medida cautelar visando o afastamento preventivo do estudante das dependências físicas do CAHL.

A instituição destacou, entretanto, que Danilo Araújo de Góis não terá prejuízo em suas atividades acadêmicas porque o curso regular de Ciências Sociais não tem aulas no CAHL. A matéria que ele fazia no local era optativa.

Segundo a universidade, o estudante também foi suspenso da residência universitária localizada na cidade de São Félix, vizinha a Cachoeira. Uma comissão interna foi formada para investigar se houve descumprimento de normas referente à moradia estudantil.

Na terça-feira (10), um estudante tentou invadir o quarto que Danilo dormia com um pedaço de pau na mão. A ação foi gravada pelos colegas de Danilo e, no vídeo, é possível ver o estudante dizendo que está consciente do que está fazendo e falando que não vai aceitar a atitude racista do colega. [Assista vídeo abaixo]

Ainda de acordo com a UFRB, Danilo foi abrigado em uma instituição religiosa em Cachoeira, mas deixou o local na quarta-feira (11).

Veja mais AQUI.

Por: G1

Nenhum comentário: