VEJA DICAS DE TEMPEROS PARA DIMINUIR A QUANTIDADE DE SAL (GN - DICAS)

Foto: vicuschka/Thinkstock/Getty Images


Ninguém resiste a uma comida bem temperada, não é mesmo? O problema é que muita gente acha que, para dar um sabor a mais aos pratos, é preciso enchê-los de sal. Mas a atitude não é nada saudável. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de até 5g de sal por dia, o equivalente a menos de 2g de sódio.


“É importante lembrar que um pacotinho tem 1g de sal. E muitas pessoas fazem uso dele nas preparações diárias e para temperar as saladas. Sem contar no consumo de outros alimentos que possuem a substância e a gente nem percebe”, afirma a nutricionista esportiva e funcional Bruna Lyrio, da Clínica Nutrindo Ideais.

Ou seja, não é nada difícil ultrapassar esses valores máximos no cotidiano. Para você ter uma ideia, uma Pesquisa de Orçamento Familiar, feita em 2014 pelo IBGE, estimou que o brasileiro consome, em média 12g de sal por dia. Mais do que o dobro!

E as consequências do exagero no consumo do alimento não são nada legais, viu? “Pode gerar uma sobrecarga nos rins, que é o órgão responsável por eliminar o sódio do organismo.

Muitos podem desenvolver hipertensão arterial, uma das principais causas de insuficiência renal crônica, além de terem um aumento no risco de doenças cardiovasculares e retenção de líquidos”, explica Bruna.

Confira mais AQUI.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: