APENAS 39% DOS BEBÊS BRASILEIROS DE ATÉ 5 MESES SÃO ALIMENTADOS SÓ COM LEITE MATERNO, DIZ OMS (GN - SAÚDE)

Veja


Somente 38,6% dos bebês brasileiros se alimentam só com o leite da mãe nos primeiros 5 meses de vida, segundo um relatório Organização Mundial da Saúde divulgado nesta terça-feira (1º). 


A taxa é considerada abaixo do ideal, mas regular em relação a outros países pela OMS,  a média mundial de amamentação nos primeiros 6 meses de vida fica em torno de 20% a 40% (a diferença no número de meses se deve ao fato de os dados disponíveis não serem padronizados).  No quesito alimentação exclusiva de leite nos primeiros meses, o país está na frente da Argentina (33%) e atrás da Bolívia (64,3%). 

Quando considerada a amamentação até 1 ano, o índice brasileiro melhora (47%) ; até os 2 anos, contudo, esse número cai pela metade (26%).  A Organização Mundial da Saúde ressaltou ainda que apenas 23 países no mundo superam a taxa de 60% de amamentação exclusiva nos primeiros meses. A avaliação da OMS, a "Global Breastfeeding Scorecard", analisou a amamentação em 194 países.  

A entidade também avalia como crítico o investimento do Brasil em amamentação,  que é de menos de US$ 1 por bebê. O Brasil, no entanto, sai na frente em regulamentações e diretrizes governamentais para a área. Também atingimos a meta de 100% na implementação de melhorias em comunidades para incentivar o aleitamento materno.  

Outro ponto importante divulgado nesta terça-feira pela OMS é que nenhum país segue inteiramente as diretrizes para a amamentação. A entidade recomenda amamentação exclusiva para bebês até seis meses de idade. O aleitamento materno também deve ser iniciado uma hora após o nascimento e se estender por até 2 anos, com a combinação de outros alimentos.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: