CHUVAS EM ALAGOAS - MAIS DE 3 MIL FAMÍLIAS NO ESTADO TIVERAM QUE DEIXAR SUAS CASAS, DIZ DEFESA CIVIL (GN - AL)

18 municípios tiveram famílias desalojadas ou desabrigadas. Mais um corpo foi encontrado em Maceió; número de mortes subiu para cinco. Veja também a situação em Pernambuco/(Foto: Ricardo Oliveira/G1)


O número de famílias desabrigadas ou desalojadas por causa dos danos causados pelas chuvas subiu para 3.204 em 18 municípios, segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil de Alagoas nesta segunda-feira.


Ao todo, 22 municípios foram afetados, mas em 4 deles não há registro de famílias que tiveram que deixar as casas. Os estragos no estado se intensificaram na madrugada de sábado (27), quando 4 pessoas morreram em deslizamentos de barreira na capital.

E mais um corpo foi encontrado na área do deslizamento, fazendo subir para 5 o número de mortos. Os bombeiros ainda não sabem se a vítima é uma das 4 pessoas da mesma família que estão desaparecidas.

Segundo a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), 17 prefeituras decretaram situação de emergência, mas o governo do estado só reconhece os de Maceió, Marechal Deodoro, Pilar e Rio Largo. Os demais estavam em processo de validação até o início desta tarde.

Além da família soterrada, uma quinta pessoa está desaparecida, um adolescente que tomava banho em um rio na cidade de Satuba. As buscas pelas vítimas entraram pelo terceiro dia, com apoio do Exército.

Pilar foi uma das cidades mais atingidas pelo temporal. O prefeito Carlos Alberto Canuto (PMDB) disse que os desabrigados estão em uma escola, em um ginásio e na casa paroquial.

"Agora o trabalho é de distribuição de água potável e alimentos para a população. A saúde está muito focada em diminuir os riscos de doenças. O momento agora é de cuidas das pessoas. Nós não esperávamos [que o rio] subisse tanto. Fomos avisados no sábado que iria subir um metro, mas acabou subindo dois", diz o prefeito.

No domingo (28), o presidente Michel Temer (PMDB) veio a Alagoas e se reuniu com o governador do estado, Renan Filho (PMDB), com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), e com representantes da Defesa Civil. Ele falou da necessidade de reconstrução, mas não da verba a ser destinada ao estado.

"Valores não tenho ainda, preciso verificar quais os danos e o que é que é preciso fazer, mas logo nós teremos resposta para isso", disse o presidente.

O governador informou na manhã desta segunda que está sendo montado um plano para recuperar as áreas afetadas pelas chuva se assistir as vítimas. Ele se reuniu com prefeitos de cidades atingidas em um encontro no Palácio República dos Palmares, no centro de Maceió.

"Estamos em um plano de ação para a limpeza das cidades e assistência às famílias desabrigadas com alimentação, com remédios, água potável e com garantia de abrigos descentes. Os estados junto com os municípios vão começar a atuar nessa frente. Depois vamos lançar um amplo programa de limpeza e um programa para o cidadão retornar a sua casa", disse o governador.

Mais detalhes AQUI.

Confira informações sobre a chuva em Pernambuco AQUI.

Por: G1

Nenhum comentário: