PESQUISA MOSTRA QUAIS SÃO OS PAÍSES MAIS GENEROSOS DO MUNDO (GN - MUNDO)

Sri Lanka. Foto: PETER SCHICKERT / ALAMY


A empresa de consultoria Gallup fez uma pesquisa para descobrir quais são os povos mais generosos do mundo.


A consultoria entrevistou mais de 145 mil pessoas em mais de 140 países, perguntando se eles tinham doado dinheiro para alguma instituição de caridade, se fizeram trabalho voluntário em alguma organização, ou se ajudaram um estranho.

De acordo com o estudo, no período de um mês, 1,4 bilhão de pessoas doaram dinheiro para caridade, quase 1 bilhão fez trabalho voluntário, e 2,2 bilhões ajudaram estranhos.

Os resultados, apresentados no Relatório Global de Engajamento Cívico de 2016, colocam nos primeiros lugares as seguintes nações:

1 – Mianmar (sudeste da Ásia)

A generosidade em Mianmar vem de uma forte tradição do budismo. “Qualquer boa ação que os budistas fazem é levada em conta para sua próxima encarnação, resultando em uma vida melhor para eles”, explicou à BBC Hninzi Thet, nascida em Rangum, filha de um pai católico e uma mãe budista. Mianmar também recebeu recentemente o título de país mais amigável do mundo na pesquisa InterNations Expat Insider, de 2015.

2 – EUA

A generosidade na cultura americana varia de acordo com a localização no país. Na cidade de Lucketts, no Estado de Virgínia, por exemplo, “o espírito solidário, a filantropia e os atos caridosos parecem ser algo quase obrigatório para a maioria dos residentes. Quando alguém manifesta uma necessidade, todos se prontificam a ajudar; durante eventos para arrecadar fundos, todos contribuem sem hesitar”, conta Naomi Hattaway, natural do Estado de Nebraska.

3 – Austrália

Fazer com que todos tenham a mesma chance de ser bem-sucedido é cultural na Austrália. Melbourne, em especial, tem um forte espírito de comunidade e frequentemente organiza eventos que angariam milhões de dólares para causas locais e globais. “Os residentes de Melbourne sobrecarregaram o sistema com doações de tempo, dinheiro, roupas, ofertas de abrigo e mensagens de apoio”, disse Erik Stuebe, moradora de Melbourne.

4 – Nova Zelândia

Os neozelandeses têm uma longa tradição de cuidar de seus vizinhos. “Talvez esse forte senso de comunidade também seja a razão pela qual o país parece ter essa característica de caridade.” disse Katherine Shanahan, da capital, Wellington. A cidade de Wellington organiza iniciativas como The Free Store (“A Loja Grátis”, em tradução livre), na qual restaurantes e padarias doam comida que não foi vendida durante o dia para pessoas que não conseguiriam pagar por alimentos.

5 – Sri Lanka

Assim como em Mianmar, a generosidade no Sri Lanka tem grande influência da religião. “A maioria da população é de budistas e hindus, e ambas as religiões pregam a caridade e o compartilhamento”, disse Mahinthan So, que mora na capital, Colombo. Feriados são datas populares para fazer trabalho voluntário, como limpar ruas, ajudar em hospitais e construir casas para desabrigados. “Há um ditado no Sri Lanka que diz que ‘não importa onde você vá na ilha, em caso de necessidade, você sempre encontrará alguém de Matara que certamente ficará feliz em ajudar'”, disse Supun Budhajeewa, natural da cidade.

O Brasil aparece na posição de número 34ª com a metade da pontuação do primeiro colocado.

Na lanterna, ou seja, os menos generosos, de acordo com a pesquisa, são:

China
territórios palestinos
Iêmen
Grécia e
República Democrática do Congo

Com informações da BBC

Nenhum comentário: