ENTENDA PORQUE A PELE FICA MAIS OLEOSA NO VERÃO (GN - SAÚDE)

Veja


A sua pele está mais oleosa? O verão já chegou e com ele o calor, os dias mais longos e o clima de férias também já se instalaram e nesta época do ano, a pele tende a sofrer algumas alterações. O sol está mais forte, o que afeta a derme tanto pelos danos causados pela sua radiação ultravioleta quanto pelo calor. No início da exposição, parece que a pele fica mais bonita e sequinha, mas não demora a começar o efeito contrário e a oleosidade excessiva e a acne logo aparecem. Você sabe porque isto acontece? Descubra!


Calor aumenta a produção de sebo e suor da pele: No verão, o calor faz com que as glândulas responsáveis por produzir a transpiração entrem em produção excessiva, para manter o corpo numa temperatura mais baixa. Ao mesmo tempo, as glândulas que produzem oleosidade e sebo também têm uma maior atividade com o calor, deixando a pele com uma sensação grudenta. O suor é composto por impurezas, óleos e sais que, aliados ao sebo produzido pela pele, ocluem os poros com resíduos, podendo causar os famosos comedões, como espinhas e cravos. Por isso, nesta época do ano é essencial ter uma atenção extra na hora de lavar o rosto, com produtos específicos para deixar a pele sequinha e livre de impurezas, além de não abrir mão do hidratante, que deve ser leve e com fórmula oil-free.

A radiação o bom funcionamento celular da pele: Outro motivo pelo qual a pele fica mais oleosa é que a radiação ultravioleta faz com que as células que constituem o tecido da pele deixem de funcionar de modo adequado, desequilibrando a produção de proteínas e gorduras na derme. Assim, no início a pele fica muito seca; e logo depois muito oleosa. Por isso, é essencial aumentar o fator de proteção do seu filtro no verão, além de sempre reaplicar ao longo do dia.

Protetor solar com toque seco é um bom aliado: O truque para aproveitar o verão sem se preocupar com a oleosidade da pele ou os danos nocivos do sol é investir em um protetor solar facial de textura leve e toque seco. Procure fórmulas livres de óleo e que prometam controlar e reduzir o brilho do rosto ao longo do dia e, além disso, opte por um fator elevado, igual ou superior a 30, para garantir a proteção adequada para a sua pele.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: