MP INVESTIGA ENVOLVIMENTO DE 'LARANJAS' EM ESQUEMA NA PREFEITURA DE CANAPI/AL (VEJA MATÉRIA EM VÍDEO/GN - SERTÃO DE ALAGOAS)

Esquema milionário envolve a prefeitura de Canapi e utiliza de pessoas humildes como ‘laranjas’.


Segundo as investigações do Ministério Público, José dos Santos é um ‘laranja’ que possui empresas fantasmas em seu nome para locação de carros-pipa e recebeu da prefeitura da cidade mais de 806 mil reais na sua conta bancária em circunstâncias duvidosas. Segundo José dos Santos ele foi levado até Santana para abertura de conta com Erisvaldo Márcio da Silva.


Eles são sócios de um mercadinho em Canapi e de acordo com o MP serviram de laranjas e o dinheiro para os aluguéis dos carros-pipa eram creditados na conta de Jorge Valença Neves Neto, secretário municipal de assuntos estratégicos.

Jorge Valença movimentava oito contas de laranjas ligados a prefeitura e conseguiu desviar através de pagamentos irregulares a suposta quantia de mais de 2 milhões de reais da prefeitura de Canapi.

Segundo a ação cautelar do MP era comum a utilização de procurações para que os secretários tivessem acesso direto as contas de seus laranjas, onde eram depositados recursos provenientes de obras que nunca foram realizadas em Canapi.

“Eu fico indignado ao ver um vendedor de picolé com mais de 1 milhão em sua conta, onde ele mesmo declara não ter essa quantia por ter sido repassada por membros da ação criminosa”. É o que diz Sérgio Jucá, Procurador Geral de Justiça/AL sobre a utilização de um homem humilde como laranja do secretário de finanças, Carlos Alberto dos Anjos Silva.

O Ministério Público também descobriu laranjas sem vínculos com os secretários. Um dos laranjas era o Cícero Inácio de Lima, conhecido como Muqueca que aparece na foto abaixo ao lado do filho do prefeito afastado, Luiz Pedro.

Os recursos desviados dos cofres públicos da Prefeitura Municipal de Canapi atingiram principalmente a educação e outras áreas sendo desviado mais de 10 milhões que serviriam para desenvolvimento da cidade sertaneja.

A TV Pajuçara tem feito uma série de reportagens especiais sobre este esquema milionário, você pode acompanhar (CLICANDO AQUI). No vídeo é mostrado uma série de documentos que comprovam as ações.

Por: Minuto Sertão

Nenhum comentário: