FÁBRICA DA PEDRA DEMITE 125 FUNCIONÁRIOS EM DELMIRO GOUVEIA/AL; DIRETOR FALA OS MOTIVOS (CONFIRA/GN - SERTÃO DE ALAGOAS)

Dívidas com a Eletrobrás e crise no país fizeram empresa dar ferias a todos os funcionários e esperava-se retornar as atividades em julho/Foto: Site da Fábrica da Pedra.


Uma má notícia atingiu a economia e a população de Delmiro Gouveia/AL. 125 funcionários da Fábrica da Pedra que estavam em férias coletivas devido a crise que assola todo o país foram demitidos nesta terça-feira (12).


Agora com 450 funcionários, a empresa busca evitar novas demissões e esperava retornar aos seus trabalhos neste mês de julho, o que não aconteceu.

As dívidas chegam a ultrapassar a R$ 1 milhão junto a Eletrobrás Alagoas. A Fábrica tentou o parcelamento do débito devido o corte no fornecimento de energia em 36 vezes. Em sua contraproposta, a Eletrobras pediu o parcelamento em 5 vezes, sendo 20% a primeira parcela paga no ato de assinatura do acordo.

Em debate sobre o assunto com o repórter Edson Alves e com os membros do grupo de whastsapp do Blog do EA, com exclusividade, o diretor geral Luiz Anhanguera Lessa explicou o motivos reais dessas demissões.

Confira trechos deste debate:

"Edson, infelizmente tentamos lutar até o limite para preservar o emprego de todos, tentei várias alternativas para viabilizar recursos, seja através de empréstimos, venda de terrenos, em fim, o que estava ao meu alcance foi feito. Porém não existe sinais de recuperação da economia nacional, acredito que meados de 2017 as coisas comecem a entrar nos trilhos. Não existe linha de crédito para as indústrias, as taxas de juros estão elevados devido o alto indicie de inadimplência, será um processo lento até a retomada e normalização do cenário macroeconômico. Existe um velho ditado, a Lei da Oferta e da Procura...", disse. 

Ainda no debate, Anhanguera fala em reestruturação da Fábrica daqui pra frente:

"Nesse processo de reestruturação que a fábrica terá que passar é com base nesse conceito, não adiante produzir se não temos a força compradora ativa, vamos ter que reduzir a escala de produção para se encaixar nesse novo cenário econômico e infelizmente essa redução faz com que tenhamos que reduzir nosso quadro de colaboradores. 

Nosso quadro era de 575, estamos reduzindo 125. Vamos reduzir em torno de 30 a 40% à escala produtiva, justamente a força que perdemos no nosso faturamento em 2016. Ainda iremos ser a maior fonte de emprego da região.

Eu continuo acreditando na fábrica, não tenho dúvida de que com muito trabalho, união e Deus à frente de tudo, iremos superar mais uma página desse livro, chamado vida! 

O foco agora é na retomada das atividades, a minha vontade é ver a fábrica produzindo e vendendo sua produção a todo vapor... Mais infelizmente esse ritmo e as ações a serem tomadas, lembrando sempre preservando a viabilidade da empresa só o tempo irá dizer," enfatizou o diretor no grupo.

A Fábrica da Pedra tem 102 anos de existência e foi fundada pelo pioneiro Delmiro da Cruz da Gouveia, em 1914, suportou várias crises e hoje continua sendo um motivo de orgulho para os alagoanos, principalmente os sertanejos.

Matéria: Edson Alves (Redação do Blog do EA)

Nenhum comentário: