DESCUBRA COMO A TIREOIDE DOMINA O NOSSO CORPO (GN - SAÚDE)

Veja


Localizada no pescoço, a glândula da tiroide é uma das que mais interfere com o bem-estar e com a qualidade de vida das pessoas. 


Por se tratar de uma glândula de secreção endócrina, a tiroide tem o ‘poder’ de libertar hormônios tireoidais (T3 e T4) para a corrente sanguínea, podendo ocorrer de forma excessiva (o que dá origem ao hipertiroidismo), ou de forma deficiente (o hipotiroidismo). Contudo, a libertação deficiente dos hormônios é capaz de comprometer o funcionamento normal do organismo, como explica o site da Associação Das Doenças da Tiroide. Seja por excesso ou por defeito, o mau funcionamento da tiroide é capaz de dominar o corpo, dando origem aos mais variados sintomas. 

Contudo, é a secreção diminuída de hormônios tireoidais que mais afeta o corpo e qualidade de vida da pessoa e o cansaço extremo é uma das consequências mais comuns da escassez deste tipo de hormônios. Como revela a revista Health, é a produção e libertação reduzida dos hormônios tireoidais que mais preocupa, uma vez que é também responsável por um possível aumento de peso, já que torna o metabolismo mais lento, e pela secura da pele (que pode também levar a alguma coceira ou desconforto). O cabelo e as unhas também acabam por sofrer com o ‘poder’ da tiroide, capaz ainda de aumentar a sensação de tristeza. As mulheres que sofrem de hipotiroidismo podem ainda passar a ter menstruações mais longas, com mais fluxo e mais cólicas, explica a revista. 

(Notícias ao Minuto)

Nenhum comentário: