INFESTAÇÃO DE MURIÇOCAS ASSUSTAM POPULAÇÃO EM DELMIRO GOUVEIA/AL (VEJA MATÉRIA/GN - SERTÃO DE ALAGOAS)

Secretária de Saúde fala sobre o caso. Além de Delmiro, outras cidades em outros estados apresentam o mesmo problema/Ilustração.


Uma infestação acima do normal de muriçocas assustam e preocupam a população de Delmiro Gouveia/AL há vários meses.


Dormir se tornou um ato não muito agradável, isso porque as pessoas não conseguem ter uma noite de sono tranquila por causa deste problema que toma conta de toda cidade. 

A proliferação dos insetos se deve, principalmente, a falta de chuvas, altas temperaturas e um sistema de saneamento básico mais eficiente, e no meio delas pode haver o mosquito Aedes Aegypti que é transmissor da dengue, do zika vírus e da chicungunya. 

Em visita a alguns bairros a reportagem do Blog do EA e Portal Radar 89 recebeu dezenas de reclamações dos moradores.

“Dormi é uma luta todas as noites, com o forte calor, se deixar a janela aberta às muriçocas invadem o quarto loucas por sangue e se no meio delas tem o mosquito da dengue?. A salvação é usar repelente, ligar o ventilador e torcer para que o inverno chegue logo para que diminua essa praga", reclama um morador do bairro Eldorado.

Já outro morador do bairro Campo Grande: "Pelo grande número de muriçocas é necessário urgente o uso do carro fumacê para eliminar os mosquitos que estão incomodando e muito a população ou outra ação mais eficaz pelo serviço de endemias, mas, ficar do jeito que está não dá."

A Secretária Municipal de Saúde conversou com o repórter Edson Alves e falou sobre o assunto:

"As nossas estratégias são direcionadas ao combate ao Aedes Aegypti, tanto o fumacê quanto o larvicida não tem eficácia contra os mosquitos comuns. Esses mosquitos são de aparecimentos sazonais", disse a secretária.

Mesmo diante deste desequilíbrio, algumas dicas são necessárias. Os moradores  devem manter as casas limpas, principalmente nos locais mais escuros, e deixem arejadas durante o dia. A partir das 16h, é recomendado que comecem a fechar a casa.

Além de Delmiro Gouveia, foi constatado também esse problema em várias cidades de Sergipe, Pernambuco e da Bahia.

Entenda melhor quem é a muriçoca e um mosquito da dengue na foto abaixo:




Matéria: Edson Alves (Redação do Blog do EA)

Nenhum comentário: