ATENÇÃO - EMAGRECER E PERDER PESO NÃO É A MESMA COISA (SAIBA POR QUÊ/GIRO BLOG EA - SAÚDE)

Veja


Emagrecer é diferente de perder peso. Emagrecer significa perder tecido adiposo (gordura). Perder peso não significa perder gordura. Muitas vezes o que se reduz em dietas desequilibradas é a massa magra, que se constitui de músculos e água. Ao perdermos músculos, nosso corpo irá adquirir aspecto de flacidez, e o resultado estético do emagrecimento será negativo.

O que determina o processo do emagrecimento?

O que determina a redução de gordura acumulada em nosso organismo além de outros fatores é ingerir menos calorias do que se gasta. Ao reduzir a ingestão de calorias o organismo irá buscar nas reservas de gorduras a energia necessária para as atividades diárias. Porém, ao reduzir a ingestão de calorias, se faz necessário oferecer ao paciente os nutrientes necessários para ele manter-se plenamente saudável, portanto existe restrição de calorias porém não deve faltar na dieta nutrientes específicos como ferro, cálcio, zinco, proteína e vitaminas.

Emagrecer com saúde é possível através de um bom acompanhamento nutricional, que proporcione ao paciente uma reeducação alimentar. Sendo assim o paciente com acompanhamento nutricional fica livre das gordurinhas definitivamente, muito diferente de perder peso com dietas malucas que depois de um certo tempo faz a pessoa retornar ao peso inicial, é o chamado efeito ''sanfona''.


Informações: Nutricionista: Dr. Edilson Andrade Neiva - Graduado em Nutrição, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Pós-graduando em Nutrição Esportiva/Diretor da Clínica Nutrislim/Inserido no Site: A Voz da Bahia

Nenhum comentário: