Confira/Reprodução
A conta de luz é algo que assusta grande parte dos brasileiros, ainda mais quando vem mais salgada. Diante disso, uma das preocupações é sobre os aparelhos domésticos que estão conectados nas casas. Existe um específico, que consome muito mais do que aparenta e pode ser um verdadeiro vilão.
Não é a geladeira, nem o ar-condicionado
A resposta está na cozinha e não é a geladeira. Por incrível que pareça, o grande responsável que pode colocar a conta nas alturas é o forno elétrico. Usado em determinados momentos, ele exige uma quantidade enorme de energia para atingir as temperaturas mais altas
Um forno elétrico comum pode consumir entre 1.500 e 2.500 watts por hora de uso, que equivale a deixar vários aparelhos ligados ao mesmo tempo. Dessa forma, quanto maior o tempo de preparo e a potência escolhida, maior vai ser o impacto no consumo e, consequentemente, no bolso.
Os fornos mais antigos que não possuem um sistema tão eficiente de isolamento térmico possuem ainda mais trabalho para manter o calor interno, fazendo com que suba ainda mais a conta de luz, sem ser notado.
Como reduzir o impacto
Existem maneiras que podem reduzir o impacto do forno, ajudando a economizar sem comprometer seu uso. O primeiro é evitar pré-aquecer por muito tempo. Algumas receitas nem requerem esse tipo de prática.
Outra maneira é evitar abrir a porta do forno enquanto ocorre o preparo do alimento, pois isso gera uma perda de 20% do calor interno, fazendo com que o aparelho compense a diferença com mais consumo de energia.
Deixar o forno sempre limpo também ajuda bastante, pois a sujeira acumulada faz o aparelho demorar mais de atingir a temperatura ideal, o que gera maior gasto elétrico e tempo de funcionamento
Outros aparelhos com alto consumo
Também existem outros aparelhos que são vilões da conta da luz e exigem atenção. São eles:
Chuveiro elétrico
Ferro de passar roupa
Microondas
Entender o impacto de cada aparelho e saber utilizá-los de maneira ideal é fundamental para não ter surpresas ao chegar o famoso boleto no fim do mês.
Itarantim Agora

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no Blog do Edson Alves.
Regras do site/blog
Não serão aceitos comentários que:
1. Excedam 500 caracteres com espaço;
2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Portanto, o titular deste blog poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por tudo que aqui for escrito.
3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
4. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site/blog os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
Participe sempre e veja as matérias em destaque.