Páginas

AVIÃO QUE CAIU EM UBATUBA/SP PRECISARIA DE PISTA MAIOR PARA POUSAR EM SEGURANÇA (VEJA VÍDEOS E O MOMENTO DO ACIDENTE/GN - NOTÍCIAS)

Dados são do manual do fabricante da aeronave e do aeroporto. A pista ainda estava molhada, o que exige comprimento ainda maior. Cessna Citation atravessou pista de Ubatuba, pegou fogo e parou no mar. Causas serão investigadas pelo Cenipa, órgão da Aeronáutica/Foto: João Mota/TV Vanguarda



O Cessna Citation que se acidentou em Ubatuba/SP nesta quinta-feira (9) precisaria de mais pista do que a disponível no aeroporto de Ubatuba para pousar em segurança, apontam dados da fabricante da aeronave e do próprio aeroporto.



A aeronave, prefixo PR-GFS, ultrapassou a pista do aeroporto de Ubatuba, no Litoral de São Paulo, e explodiu na praia do Cruzeiro. O piloto morreu. Os quatro passageiros, um casal e dois filhos, foram resgatados com vida.

Um vídeo mostra a aeronave saindo do aeródromo, cruzando a pista que margeia a praia e chegando à faixa de areia em chamas (veja acima). Ainda não há informações sobre a causa do acidente.

Segundo a concessionária rede VOA, responsável pelo aeroporto, as condições meteorológicas "eram degradadas, com chuva e pista molhada".

A pista de Ubatuba tem distância oficial de 940 metros, mas apenas 560 metros estão disponíveis para uso na direção em que pousou. Significa que, ao calcular o voo, o piloto precisa levar em conta que tem 560 metros para tocar o solo e pousar a aeronave.

A informação consta na publicação oficial da Aeronáutica sobre o aeroporto de Ubatuba e foi confirmada pela concessionária. A descrição, em linguagem aeronáutica, é: RWY 09 FST 380M CLSD para LDG (Pista 09 primeiros 380 metros fechados para pouso). A pista 09 é a que vai em direção ao mar —é a mesma em que o avião pousou.

O manual do Cessna Citation C525, obtido pelo g1, aponta que, em pista molhada, o avião precisaria entre 838 metros, no menor peso possível, e 1.097 metros para parar, no peso máximo de pouso —mais do que os 560 metros disponíveis em Ubatuba. As condições são as previstas no manual para temperatura externa de 20 graus, ao nível do mar e sem vento.

Mesmo no cenário mais favorável, com pista molhada e o avião muito leve, o Cessna precisaria de 685 metros para parar —o que também seria insuficiente.

A capacidade de um avião pousar numa determinada pista leva em consideração peso, temperatura, pressão atmosférica, condição do vento e se a pista está seca ou não. Pistas molhadas aumentam a necessidade de mais comprimento para a a aeronave frear.

O aeroporto de Ubatuba não é controlado. Significa que não há controle de tráfego aéreo, e a coordenação é feita entre os próprios pilotos. O planejamento de voo também cabe ao piloto.

A ultrapassagem dos limites da pista em Ubatuba é conhecida como "excursão de pista" e pode acontecer durante o pouso ou decolagem. De acordo com um relatório do Cenipa, órgão da Aeronáutica responsável por investigar acidentes aéreos, o Brasil teve em média 28 casos por ano entre 2004 e 2013.

O Cenipa investiga as causas do acidente.

Veja mais:



Confira mais vídeos:




Por: G1
---------------------------------------
Veja também:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no Blog do Edson Alves.

Regras do site/blog

Não serão aceitos comentários que:

1. Excedam 500 caracteres com espaço;

2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Portanto, o titular deste blog poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por tudo que aqui for escrito.

3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

4. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no site/blog os comentários que respeitarem as regras acima expostas.

Participe sempre e veja as matérias em destaque.