Páginas

CAFÉ: BENEFÍCIOS E RISCOS PARA SUA SAÚDE (GN - SAÚDE)

Café é essencial para muitos brasileiros, mas seu consumo deve ser moderado. Estudo mostra benefícios e riscos associados à cafeína/Imagem: worradirek/Shutterstock



O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, com muitos brasileiros considerando a bebida essencial para o início do dia.



O café contém mais de mil compostos químicos, incluindo antioxidantes e anti-inflamatórios, sendo a cafeína o principal ativo. A absorção da cafeína ocorre em cerca de 60 minutos após o consumo. Apesar de seu consumo ser amplamente aceito, o café já foi visto como prejudicial à saúde. Especialistas tentam esclarecer se a bebida realmente faz bem ou mal, destacando que a resposta depende da quantidade e do estado de saúde do consumidor.

Estudos mostram que o café pode beneficiar o coração e atuar contra doenças como Alzheimer e Parkinson, mas o consumo excessivo pode resultar em insônia, ansiedade e problemas digestivos. A endocrinologista Cíntia Cercato ressalta que é seguro consumir café diariamente, desde que se respeitem as doses recomendadas: adultos saudáveis devem limitar a ingestão a 300-400 mg de cafeína por dia. Para gestantes, o limite é menor, e a Secretaria de Saúde do DF alerta que a cafeína pode ser viciante.

Além disso, a ingestão excessiva está associada a um maior risco de hipertensão e problemas neurológicos. O ideal é consumir entre duas e três xícaras de café por dia, evitando ingestões à noite. A cafeína também está presente em outros alimentos, como chocolate e refrigerantes, sendo importante considerar a ingestão total.

Chico Sabe Tudo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no Blog do Edson Alves.

Regras do site/blog

Não serão aceitos comentários que:

1. Excedam 500 caracteres com espaço;

2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Portanto, o titular deste blog poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por tudo que aqui for escrito.

3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

4. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no site/blog os comentários que respeitarem as regras acima expostas.

Participe sempre e veja as matérias em destaque.