Páginas

ADOÇAR O CAFÉ PODE INTESIFICAR SEUS EFEITOS ENERGÉTICOS (GN - SAÚDE)

 
Estudo revela que açúcar e adoçantes intensificam efeitos da cafeína no corpo/(Imagem: Alina Rosanova/iStock)




O café, além de ser uma bebida essencial para muitos, também serve como um poderoso estimulante que ajuda a enfrentar o dia, especialmente em momentos de cansaço.



Uma questão que frequentemente surge é: devemos adicionar açúcar ou adoçante ao nosso café? Um estudo recente da Universidade de Hiroshima, no Japão, revelou que tanto o açúcar quanto os adoçantes artificiais podem amplificar os efeitos da cafeína no organismo.

Durante a pesquisa, os cientistas observaram mudanças inesperadas no comportamento de camundongos machos que consumiram água com cafeína adoçada. O professor associado Yu Tahara comentou sobre a necessidade de investigar os efeitos inusitados que surgiram.

Os pesquisadores notaram que a adição de açúcar e adoçantes altera os ritmos biológicos dos camundongos, a ponto de inverter o ciclo dia-noite em alguns casos.

As descobertas, publicadas na revista npj Science of Food, indicam que esses efeitos podem ocorrer independentemente do núcleo supraquiasmático, a principal estrutura que regula os ritmos circadianos no cérebro.

Além disso, os cientistas suspeitam que a combinação de cafeína com açúcar ou adoçante pode potencializar a liberação de dopamina, ativando o sistema de recompensa cerebral e contribuindo para alterações no ritmo circadiano.

A pesquisa recomenda moderação no consumo de cafeína, especialmente à noite, para evitar problemas de sono e outras condições de saúde.

Chico Sabe Tudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no Blog do Edson Alves.

Regras do site/blog

Não serão aceitos comentários que:

1. Excedam 500 caracteres com espaço;

2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Portanto, o titular deste blog poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por tudo que aqui for escrito.

3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

4. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no site/blog os comentários que respeitarem as regras acima expostas.

Participe sempre e veja as matérias em destaque.