Páginas

ENTENDA POR QUE ALGUMAS MÚSICAS FICAM NA CABEÇA POR TANTO TEMPO (CONFIRA/GN - CURIOSIDADES)

Músicas chiclete são aquelas que permanecem na mente por longos períodos. Fatores como repetição e gatilhos emocionais contribuem para isso/Reprodução



Você já acordou com uma canção na cabeça e, mesmo após várias horas, ela não sai do seu pensamento? Esse é um fenômeno comum, conhecido como “música chiclete”. Segundo o psicólogo Ira Hyman, da Western Washington University, muitas pessoas experimentam esse fenômeno com frequência. Embora a ciência tenha identificado alguns fatores que fazem certas músicas se tornarem chicletes, ainda não existe uma explicação definitiva para isso.



Um dos fatores que contribuem para esse fenômeno é a frequência com que ouvimos a música. As canções que acabamos de ouvir ou que escutamos repetidamente têm maior probabilidade de permanecer em nossa mente. Além disso, a situação que vivemos pode atuar como um gatilho. Por exemplo, ao comer um prato específico, podemos ser remetidos a uma canção que ouvimos em um evento relacionado a esse prato.

Outro aspecto observado na pesquisa é que músicas com ritmos mais acelerados ou notas longas têm mais chances de serem memoráveis. Hyman conduziu um estudo com estudantes, onde descobriu que as músicas tendem a ressurgir em momentos de distração ou quando as pessoas estão realizando atividades simples, como caminhar ou tomar banho. Curiosamente, tarefas desafiadoras também podem provocar esse efeito, pois podem levar a mente a divagar.

Caso você deseje se livrar de uma música chiclete, uma técnica que pode ajudar é mascar chiclete. Um estudo de 2015 mostrou que aqueles que mastigaram chiclete conseguiram se distrair mais facilmente de uma canção que estava em suas mentes. No entanto, essa não é uma solução garantida. Para quem está incomodado com uma música na cabeça, a recomendação é simples: escute outra canção.

Chico Sabe Tudo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no Blog do Edson Alves.

Regras do site/blog

Não serão aceitos comentários que:

1. Excedam 500 caracteres com espaço;

2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Portanto, o titular deste blog poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por tudo que aqui for escrito.

3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

4. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no site/blog os comentários que respeitarem as regras acima expostas.

Participe sempre e veja as matérias em destaque.