Páginas

EFEITOS DO ÁLCOOL NO SISTEMA DIGESTIVO: ESTUDO REVELA IMPACTO NO TRÃNSITO INTESTINAL E RISCO DE DIARREIA (GN - SAÚDE)

Descubra como álcool afeta o sistema digestivo e o trânsito intestinal, com estudos revelando impactos do consumo excessivo. Evite ressacas e problemas/Reprodução



Estudo recente realizado pelo National Center for Biotechnology Information, dos Estados Unidos, indica que o consumo excessivo de álcool pode interferir no funcionamento do sistema digestivo, levando a distúrbios como a diarreia. A pesquisa, realizada com 507 estudantes universitários, confirmou o efeito negativo do álcool no trânsito intestinal, expressão usada para designar o tempo que os alimentos demoram para atravessar o sistema digestivo.



Segundo os pesquisadores, a influência do álcool no trânsito intestinal depende de seu teor alcóolico. Bebidas com alto teor, como whisky e vodca (acima de 15%), tendem a retardar o movimento dos alimentos no estômago. Por outro lado, bebidas com teores comparativamente baixos, como vinho e cerveja, aceleram esse movimento.

A pesquisa aponta ainda que o álcool pode reduzir a absorção de xilose, um tipo de açúcar. Isso sugere que pessoas que consomem muitos alimentos açucarados – como doces, refrigerantes e sucos industriais – tendem a sofrer mais facilmente de diarreia depois de beber em excesso.

Além disso, o estudo também indicou que a frequência no consumo de bebidas alcoólicas pode intensificar os episódios de diarreia. Vale destacar, no entanto, que esta é apenas uma das diversas consequências negativas do consumo excessivo de álcool.

Chico Sabe Tudo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no Blog do Edson Alves.

Regras do site/blog

Não serão aceitos comentários que:

1. Excedam 500 caracteres com espaço;

2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;

Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Portanto, o titular deste blog poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por tudo que aqui for escrito.

3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;

4. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.

Atenção: só serão disponibilizados no site/blog os comentários que respeitarem as regras acima expostas.

Participe sempre e veja as matérias em destaque.