Embora pareçam saudáveis e muita gente os consuma sem moderação, existem alguns alimentos que, se ingeridos em excesso, podem aumentar o açúcar no sangue. Quem revela é a médica americana Mijin Brown, que viralizou no TikTok com um vídeo no qual alerta sobre o impacto desses itens na resistência à insulina.
Segundo ela, suco de frutas, alguns tipos de frutas, leite de aveia e biscoitos de arroz podem até parecer inofensivos, mas fazem com que o organismo alcance um pico glicêmico, favorecendo, até mesmo, o ganho de peso.
De acordo com Mijin, eles levam o pâncreas a liberar mais insulina e, depois, essa insulina cai rapidamente, gerando a vontade de comer mais. Com a repetição desse ciclo, o corpo pode apresentar resistência à insulina, quando as células dos músculos, gordura e fígado não respondem bem ao hormônio e não conseguem absorver facilmente a glicose do sangue.
“A resistência à insulina é a causa raiz de todas as doenças relacionadas ao estilo de vida das quais a maioria de nós sofre”, alertou Brown. Para exemplificar, ela destacou que alguns sucos de fruta têm tanto açúcar quanto refrigerantes.
No caso das frutas, o segredo é investir naquelas com mais fibras. Já manga, abacaxi, banana e uva são ricas em açúcar e devem ser “vistas” como sobremesa, disse a profissional.
O leite de aveia foi outro item apontado pela expert. “Uma xícara de aveia contém cerca de oito gramas de fibra, mas 62 gramas de carboidratos”, salientou. Ou seja: é bom ter bastante moderação ao consumir.
Já quanto aos biscoitos de arroz, comuns em lojas “fit”, ela recomenda ingerir combinados a alguma fonte de proteína. Caso contrário, eles geram mais apetite.
Palavra PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no Blog do Edson Alves.
Regras do site/blog
Não serão aceitos comentários que:
1. Excedam 500 caracteres com espaço;
2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Portanto, o titular deste blog poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por tudo que aqui for escrito.
3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
4. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site/blog os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
Participe sempre e veja as matérias em destaque.