VEM AÍ O FESTIVAL AFROSERTANEJO EM ÁGUA BRANCA/AL (SAIBA MAIS/GN - CIDADES)

Divulgação


Os quilombolas do sertão alagoano são grupos sociais dos mais afetados com efeitos dramáticos da pandemia que se abateu em todo país. Sabemos que a situação é difícil para todos, mas principalmente os menos favorecidos são os mais penalizados. Somente em Água Branca existem 6 comunidades quilombolas que sofreram efeitos drásticos. 



Nesse sentido, o FESTIVAL AFROSERTANEJO surge com o objetivo de valorizar a cultura negra produzida pelos quilombolas do sertão em Água Branca. O Produtor Cultural Amosiel Feitosa, explica que o festival tem o objetivo de reforçar a identidade cultural, promover a integração cultural dos quilombos de forma segura entre si, e celebrar a memória dos negros quilombolas que tombaram diante do vírus mortal. 

Acontecerá no dia 31 de julho de 2021, na comunidade quilombola do Cal. O evento busca valorizar a cultura quilombola e contará com a presença representada de 10 quilombolas inscritos por comunidades. O evento seguira as normas do decreto estadual que regulamenta a realização de eventos presenciais em lugares abertos com até 100 pessoas.  Só entrará no evento as pessoas que foram inscritas previamente, usando blusas, e que foram vacinadas com as duas vacinas (dias antes os quilombolas do município receberão a segunda dose). Informamos que o espaço do evento será aberto e terão barreiras sanitárias, distribuição de máscaras e álcool 70 para os participantes.  Buscaremos sempre manter o distanciamento social na organização estrutural. 

O evento é patrocinado pela Lei Aldir Blanc (Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal) e contará com a presença de autoridades culturais da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas e da região do sertão que estarão presentes fomentando a realização segura da atividade em prol da cultura do provo afrosertanejo. 

PROGRAMAÇÃO:

8h- Recepção, credenciamento (e protocolos higiênicos)

8:30h-Abertura oficial com homenagem ao líder quilombola Mareval- Canto de Abertura Pelo Mestre Deca de São Gonçalo e Santa Joana Guerreira;

Faltas das autoridades presentes bem como da Secretária de Estado da Cultura Mellina Freitas. 

9h-Apresentação Grupo de Dança de Coco de Roda Choro de Bela;

9:30h- Palestra- Doutoranda Leninha Menezes do Quilombo da Serra das Viúvas: 

Tema: Celebrar a consciência negra o ano todo! É resistência! 

10h-Apresentação do Guerreiros de Santa Joana do Cal;

RECREAÇÃO E LANCHE: 

10h30h- Oficinas de Artesanato Quilombola/ Lia da Serra das Viúvas;

10h30h- Oficina de bonecas negras- Tiago das Queimadas;

Bonecas Negras e sua função social- construindo resistências (COM TIICROCHE DO QUILOMBO QUEIMADAS).

10h30h- Entrevistas com lideranças e gravação;

11:30h- Entregas das honrarias para as lideranças quilombolas;

12h- Programação normal.


Por: Assessoria do evento

Nenhum comentário: