DIRETOR DO HOSPITAL DE DELMIRO GOUVEIA/AL QUER UNIDADE DE SAÚDE REFERÊNCIA EM HUMANIZAÇÃO (GN - SERTÃO DE ALAGOAS)

Ygo Costa, que assumiu a direção há pouco mais de um mês, implantou o núcleo de humanização objetivando a melhoria do atendimento aos pacientes e familiares. Outros benefícios também foram realizados, como a aquisição de uma ambulância.


Ao longo de uma trajetória de 48 anos, o Hospital Regional Antenor Serpa, localizado em Delmiro Gouveia, tem uma grande história com o Alto Sertão. A unidade de saúde, que atende milhares de pessoas da região, já passou por diversas fases durante esses anos e agora dá um grande passo em busca de ser uma referência no atendimento ao paciente e familiares.


A nova meta tem sido o foco principal do supervisor hospitalar Ygo Costa, que assumiu a direção há pouco mais de um mês. Para alcançar seu objetivo, uma das primeiras providências foi a implantação do Núcleo de Humanização, composto por enfermeiras, técnicos de enfermagem, assistente social e colaboradores, que tem como alvo o acolhimento daqueles que precisam dos serviços da unidade.

“Dentre as muitas coisas que tenho lutado para implantar no Hospital Antenor Serpa a humanização é, sem dúvidas, um dos pontos que mais faço questão. O bom atendimento ao paciente e à família é primordial e não estamos medindo esforços para que isso seja concretizado da forma mais ampla possível”, explica Ygo.

Ele enfatiza que sem um bom atendimento nada mais funciona corretamente, uma vez que as pessoas que ali chegam já estão debilitadas fisicamente e emocionalmente. “Além de todo apoio ao paciente, atendemos às solicitações das famílias também. Hoje, a depender do tipo de cirurgia, o paciente pode passar a noite com um acompanhante, o que antes não era possível”, explica, acrescentando que implantou ainda um sistema de informação para os familiares e responsáveis pelo paciente que se encontra no centro cirúrgico – a cada meia hora as famílias são atualizadas sobre o estado do paciente por uma assistente social. “Isso diminuiu a aflição de quem está na espera por alguém que está fazendo alguma cirurgia”.

Para ter o retorno de que o papel do núcleo está sendo cumprido da melhor forma, Ygo faz questão de visitar todos os pacientes internados diariamente. “Não sou médico, mas passo todos os dias em cada um dos 44 leitos do hospital, conversando com as pessoas e procurando saber como podemos melhorar. Essas visitas são o meu termômetro de como anda o atendimento”, disse. O diretor ressalta ainda que esse estreitamento com os pacientes tem permitido um diagnóstico amplo, uma vez que muitos deles têm receio de falar com o médico sobre alguns sintomas. “Após as visitas e ao detectar que algum sintoma não foi passado para o médico, faço contato com o plantonista para que possa averiguar o quadro”.

Estrutura

Além da melhoria no atendimento, o diretor tem buscado ainda a retomada de alguns exames, como o eletrocardiograma, que agora já está disponibilizado para o atendimento. Outra prática é a fiscalização permanente do abastecimento da farmácia, para que não haja a falta de medicamentos, bem como a higienização dos setores, que possui rigoroso controle para reduzir ao mínimo o risco de infecções. Ygo explica que os avanços só são possíveis graças ao empenho do governador Renan Filho, que tem atendido todas as solicitações que são repassadas. Uma das últimas requisições foi uma ambulância entregue no dia 18 de julho.

“O governador Renan Filho, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, tem atendido todas as nossas solicitações, inclusive com a disponibilização de uma ambulância novinha para o atendimento dos pacientes, bem como um veículo para a parte administrativa”, falou. Ele enfatiza ainda que o Deputado Estadual  Ronaldo Medeiros também tem sido um grande parceiro no que se refere a captação de recursos para a melhoria da unidade de saúde. “O apoio do Ronaldo Medeiros tem sido de extrema importância, não só para o Hospital Antenor Serpa como também para 10ª região da saúde, que abrange oito municípios”. O diretor busca agora algumas melhorias na infraestrutura do prédio, como pintura e ampliação.

Convencido de que as redes sociais são uma importante ferramenta na comunicação com colaboradores e a comunidade, Costa criou grupos de mensagens instantâneas com cada setor do hospital, além de contas no Facebook e Instagram, com os endereços eletrônicos UMEAS Delmiro Gouveia  e@hospitalantenorserpa, respectivamente “Por meio dos grupos de mensagens podemos discutir diversos pontos que vão desde o atendimento do paciente a problemas diários na unidade de saúde. Já no Facebook e no Instagram podemos ter o retorno da comunidade sobre o nosso atendimento”, explica.

As medidas tomadas pelo diretor dentro da unidade de saúde já surtem efeitos para a população e para os colaboradores. A técnica de enfermagem Luciara Alves Santos, que trabalha no Antenor Serpa há 32 anos, destacou as mudanças. “Trabalho aqui há 32 anos e posso dizer que foram muitas as mudanças neste último mês com a nova administração, como a humanização, a higiene do prédio, a organização na parte administrativa e o bem-estar dos trabalhadores e pacientes. A equipe está de parabéns”, falou a técnica.

“Minha meta é fazer com que a população de Delmiro e região, ao procurar o Hospital Antenor Serpa, seja sempre bem acolhida e possa receber um tratamento médico adequado. Para que possamos ser referência na humanização estarei diariamente observando tudo que acontece e ofertando sempre reciclagem e treinamentos para os colaboradores”, finalizou Ygo. Atualmente o Hospital Antenor Serpa conta com 200 colaboradores e realiza cirurgias de hérnia, histerectomia, cesáreas, colecistectomia, fimose apêndice e próstata.

Por: Veruscka Alcântara (Colaboradora)

Nenhum comentário: