Veja
A Organização Mundial de Saúde fez um levantamento dos males que mais levam pessoas a óbito. De acordo com esse trabalho, que foi feito em 2012, cerca de 56 milhões de pessoas morrem anualmente no planeta e as doenças cardiovasculares são a causa número um, acabando com a vida de 17,5 milhões de pessoas, o que corresponde a três em cada 10 casos.
Saber quantas pessoas falecem a cada ano e o que leva elas a isso é importantíssimo para gerar ações do sistema de saúde de cada país a tomar medidas preventivas para evitar que esses números cresçam. Saiba quais são os males que mais costumam fazer vítimas de acordo com a OMS e converse com o seu médico sobre as suas chances de sofrer com elas e como é possível evitá-las:
Isquemia cardíaca: Trata-se da diminuição ou falta de suprimento de sangue para o coração e provocou 7,4 milhões de mortes, o que representa 13,2% do total.
Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como AVC ou derrame cerebral, levou 6,7 milhões de pessoas a óbito ou 11,9% do total.
Doença obstrutiva coronária crônica: Nesse grupo se encaixam males como a bronquite crônica e o enfisema e ele foi responsável pelo falecimento de 3,1 milhões de pessoas ou 5,6% do total.
Infecções respiratórias agudas inferiores: Reúne males como a pneumonia e a bronquiolite e está por trás de 3,1 milhões de mortes, o que corresponde a 5,5% do total.
Câncer de traquéia, brônquios e pulmões: O desenvolvimento desordenado de células nessas partes do corpo provou a morte de 1,6 milhões de pessoas ou 2,9% do total.
AIDS: Os óbitos provocados pelo HIV (2,7% do total) ocupam a sexta posição no ranking.
Doenças diarréicas: São males provocados por micro-organismos que aumentam muito o número de evacuações e levaram 1,5 milhões de pessoas à morte ou 2,7% do total.
Diabetes: As complicações dessa doença provocaram 1,5 milhões de falecimentos, o que corresponde a 2,7% do total.
Acidentes automobilísticos: As lesões provocadas por batidas de carro e atropelamentos foram responsáveis por 1,3 milhões de mortes, o correspondente a 2,2% do total.
Hipertensão: Essa doença, que também é conhecida como pressão alta, ficou em décimo lugar com 1,1 milhões de mortes (2% do total).
Por: Voz da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no Blog do Edson Alves.
Regras do site/blog
Não serão aceitos comentários que:
1. Excedam 500 caracteres com espaço;
2. Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
É qualquer ofensa à dignidade de alguém. Na injúria, ao contrário da calúnia ou difamação, não se atribui um fato, mas uma opinião. O uso de palavras fortes como "ladrão", "idiota", "corrupto" e expressões de baixo calão em geral representam crime. A injúria pode fazer com que a pena seja ainda maior caso seja praticada com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.
Exemplo: um comentário onde o autor diga que fulano é ladrão, corrupto, burro, salafrário e por ai vai. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Portanto, o titular deste blog poderá ser responsabilizado civil e criminalmente por tudo que aqui for escrito.
3. Sejam agressivos ou ofensivos, mesmo que de um comentarista para outro; ou contenham palavrões, insultos;
4. Não tenham relação com a nota publicada pelo Site.
Atenção: só serão disponibilizados no site/blog os comentários que respeitarem as regras acima expostas.
Participe sempre e veja as matérias em destaque.