COMO DENUNCIAR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO BRASIL? (SAIBA MAIS/GN - BRASIL)

Reprodução



Você sabe como denunciar violência doméstica no Brasil? Essa é uma informação importante para qualquer mulher. É é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje, Infelizmente, a violência doméstica é um problema mais comum do que muitas pessoas imaginam. E nem sempre ela assume a forma de uma agressão física. Para muitas mulheres em situação de violência é difícil conseguir pedir ajuda. Pois, com o agressor dentro de casa, como denunciar? A boa notícia é que existem canais gratuitos e seguros especializados no atendimento à mulher vítima de violência. Vamos conhecê-los a partir de agora.



Como denunciar violência doméstica pelo telefone

A primeira, e mais rápida opção, para denunciar a violência doméstica é uma ligação telefônica para o número 180. Pois, esse é o número da Central de Atendimento à Mulher. Através desse número a mulher pode denunciar abusos e violência doméstica. Além de receber orientação de pessoas treinadas a lidar com esse tipo de situação na prática. Então, a Central de Atendimento à Mulher encaminha todas as denúncias recebidas aos órgãos competentes. Ao mesmo tempo em que presta orientações à vítima e acompanha o processo de perto. Por fim, esse serviço também presta esclarecimentos sobre quais são os direitos da mulher. E como funciona a legislação atual sobre o tema.

Benefícios do atendimento disque 180

Essa é uma informação importante para quem pergunta como denunciar violência doméstica. Por que, o serviço diz que 180 funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

E tudo que você precisa é de um telefone, que pode ser celular ou fixo, para efetuar uma ligação a qualquer momento. Inclusive de madrugada.

As vítimas de violência doméstica sabem que esse é um fator relevante. Afinal, nem sempre é possível pedir ajuda quando o agressor está por perto.

Então, assim que a vítima tiver uma oportunidade ela pode usar o serviço gratuitamente e fazer a sua denúncia. Além disso, qualquer pessoa pode discar 180 para denunciar um caso de violência doméstica. Já que é possível fazer denúncias anônimas.

Como denunciar violência doméstica através de outros canais

Discar 180 é muito simples. Mas, se por qualquer motivo a mulher não puder, ou não quiser usar esse serviço, existem outros canais.

Por exemplo, é possível utilizar o app Direitos Humanos Brasil. Nesse aplicativo apenas podem ser feitas de forma anônima ou com identificação.

Cada denúncia tem seu próprio número de protocolo individual que permite acompanhar o andamento do processo. Já o atendimento pode ser feito via chat ou até em vídeo chamada. Além disso, todos os atendentes são treinados e capacitados para isso.

E quem preferir ainda pode utilizar o site do governo federal Ouvidoria de Direitos Humanos. Pois, o site conta com atendimento via chat disponível.

Vale lembrar que todos esses canais são gratuitos e contam sempre com profissionais para fazer o atendimento.

Como denunciar violência doméstica diretamente nas autoridades competentes

Você também pode denunciar a violência doméstica procurando a delegacia de polícia da sua cidade. Lá você pode fazer um boletim de ocorrência.

Além disso, se a sua cidade conta com uma delegacia da mulher, vai diretamente a ela. E saiba que em qualquer um dos casos você pode e deve solicitar um mandado de distanciamento. 

Por que, as vítimas de violência doméstica tem direito a um distanciamento de 500 m do agressor. E se o agressor violar essa distância, você pode chamar a polícia.

Dicas finais 

Não se esqueça que em uma emergência você sempre pode ligar para o número 190 da Polícia Militar. Pois, essa é a melhor forma de solicitar auxílio nesse tipo de situação.

Então, agora você já sabe como denunciar violência doméstica. Não se cale, se você conhece uma mulher que é vítima de violência, denuncie. A denúncia é anônima e você pode salvar uma vida.

Ubatã Notícias

 

Nenhum comentário: