MULHER DÁ TAPAS E OFENDE CANTORA: 'APRENDE A CANTAR NEGRA' (VEJA VÍDEO/GN - BRASIL)

Valkíria Tavares foi indiciada por injúria racial; vídeo mostra agressão/Reprodução vídeo


Um vídeo obtido pela TV Globo mostra o momento em que a publicitária Valkíria Tavares de Moraes Cardoso, indiciada por injúria racial, deu dois tapas no braço da cantora Andresa Sousa, de 34 anos (assista acima). O caso ocorreu no dia 19 de outubro, no Vasto Restaurante, na Asa Sul, em Brasília.



A gravação é de câmeras de segurança do estabelecimento e mostra que Valkíria assistia ao show, em pé, em frente ao palco onde Andresa se apresentava. A publicitária, então, falou algo no ouvido da cantora, que respondeu.

Valkíria, então, se aproximou mais uma vez, esbarrou no microfone e, depois, deu dois tapas no braço da artista. Neste momento, segundo Andressa, a mulher disse: “Aprende a cantar, sua negra! Essa negra precisa aprender a cantar”.

O jornal não conseguiu contato com a suspeita, também conhecida como Kika Cardoso. No entanto, após a repercussão do caso, ela negou as acusações, em entrevista à TV Globo.

“Eu não chamaria ela de negra porque eu não sou racista. Aliás, ela mesmo fala que as pessoas chamam ela de negra, preta, enfim. Mas eu não vejo a situação do tamanho que ela tá colocando”, disse.

Com o indiciamento, confirmado pela Polícia Civil na terça-feira (27), a mulher investigada, também deve responder por vias de fato – violência corporal que não deixa lesão. O inquérito será avaliado pelo Ministério Público do DF, que vai decidir se apresenta denúncia contra a suspeita ou não.

Relembre o caso

Na ocasião, Andresa se apresentava e, a pedido do público, cantou uma canção em inglês. Foi quando a cliente alegou que a artista tinha errado a letra da música.

“Ela me disse que eu tinha que aprender a cantar. Falei que tudo bem e que faria direitinho. Mas a senhora insistiu em dizer que eu tinha errado a letra e pediu para eu parar de sorrir. Em seguida, quando achei que ela ia sair, ela me olhou, deu dois tapas fortes no meu braço e falou novamente para eu aprender a cantar”, detalhou a cantora.

Após a agressão, segundo Andressa, a suspeita ainda voltou ao palco mais uma vez e disse “aprende a cantar, sua negra”.

Em nota, o Vasto Restaurante avaliou o ocorrido como “triste”, e disse que é “veementemente contra qualquer ato e/ou fala que endosse o crime de injúria racial”.

Segundo o Código Penal, injúria racial se refere a ofensa à dignidade ou decoro, utilizando palavra depreciativa referente a raça e cor com a intenção de ofender a honra da vítima. A pena é de 1 a 3 anos de reclusão.

Vídeo AQUI.

G1

 

Nenhum comentário: