SENADOR FERNANDO COLLOR É ALVO DE OPERAÇÃO DA PF DE COMBATE À LAVAGEM DE DINHEIRO (GN - POLÍTICA)

PF investiga suposta participação do senador em leilões públicos com o objetivo de ocultar recursos de origem ilícita. Collor disse que tem a consciência tranquila e é inocente/Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.


A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (11), nas cidades de Maceió (AL) e Curitiba (PR), operação que tem como alvo o senador Fernando Collor de Mello (Pros-AL).


A ação, autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, tem o objetivo de combater esquema de lavagem de dinheiro que envolve compra de imóveis em leilões públicos.

Na operação, a PF cumpriu 16 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Maceió e Curitiba, com 70 policiais federais.

Em uma rede social, Collor se disse "indignado" com a operação pois, segundo ele, há uma tentativa de envolvê-lo em um assunto que não tem conhecimento ou participação.

"Trago a consciência tranquila e a certeza de que, mais uma vez, ficará comprovada a minha inocência", disse.

Investigações

São investigados, de acordo com a PF, os crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa, corrupção passiva, peculato (desvio de dinheiro público), falsificações e pelo tipo penal de integrar organização criminosa.

As investigações da operação batizada de Arremate têm por objetivo identificar e comprovar o suposto envolvimento de Collor como responsável por arrematar imóveis em leilões públicos ocorridos nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2016, com o objetivo de ocultar recursos de origem ilícita.

Segundo a PF, o senador participava dos leilões por meio de um representante com o objetivo de ocultar seu envolvimento como beneficiário final das operações. Os valores sob investigação são de aproximadamente R$ 6 milhões, sem as correções.

G1

Nenhum comentário: