SECREÇÃO VAGINAL - O QUE É E QUANDO DEVE SER UMA PREOCUPAÇÃO (GN - SAÚDE)

Reprodução


Toda mulher em idade fértil, depois da menarca (primeira menstruação), passa a produzir secreções vaginais. O muco vaginal é constituído por células mortas, bactérias e fungos da flora vaginal, todos produzidos com o intuito de evitar que qualquer agente externo prolifere e entre no canal vaginal. 


Há um equilíbrio na saúde da vaginal que deve ser mantido com predomínio dos lactobacilos. Portanto, é esperado que ao longo do dia a mulher produza esses fluidos, que são totalmente naturais.

Saiba identificar quando a secreção vaginal é normal

É importante saber identificar quando a secreção é saudável e quando pode ser indicativo de uma infecção vaginal. A secreção natural é transparente, fluida e sem odor. No período fértil, ela tende a ficar mais abundante, indicando que a mulher está ovulando. Após um longo dia, especialmente no verão, é comum também perceber a presença da secreção na calcinha que, ao se misturar com a transpiração íntima, causa uma sensação de umidade na peça que pode ser incômoda para muitas pessoas. Para prevenir esse desconforto, a mulher pode adicionar o hábito de usar o protetor diário respirável, para absorver a umidade sem que ela chegue à calcinha e neutralizar possíveis odores íntimos causados pelo suor e outros fluidos. 

Secreção vaginal aumenta quando a mulher está ovulando

Aproximadamente 10 dias após a menstruação, a mulher começa a ovular. A ovulação é o processo de liberação do óvulo para ser fecundado pelo espermatozóide masculino e gerar uma gravidez. É neste período que a mulher está fértil e apta para engravidar. Essa fase do ciclo menstrual apresenta características específicas, como o aumento da secreção vaginal, tornando-a abundante para ajudar na lubrificação da vagina, visto que é o momento em que o corpo está estimulando maior desejo sexual, e também para facilitar que os espermatozóides subam até o útero. 

Diferenças entre secreção vaginal e corrimento 

A secreção deixa de ser natural quando ganha uma textura mais espessa e uma tonalidade que pode variar entre branca, amarelada, esverdeada e acinzentada, passando a ser chamada de corrimento vaginal. O corrimento é sempre patológico, ou seja, está relacionado com uma infecção na vagina ou outra doença ginecológica (como DSTs), que pode ser provocado pelo crescimento de bactérias, fungos ou protozoários, causando desequilíbrio na flora vaginal. Outros sintomas que normalmente acompanham doenças com corrimento característico são coceira na vagina e na vulva (parte externa), mau odor, ardência durante relações sexuais e ardor ao urinar. 

Do site Só Delas

Nenhum comentário: