SUA GENGIVA COSTUMA SANGRAR? OS PROBLEMAS DE SAÚDE QUE PODEM SER DIAGNOSTICADOS PELA BOCA (GN - SAÚDE)

Veja


Você pode até não acreditar, mas a nossa boca é capaz de sinalizar vários problemas de saúde. 


Por isso, fique de olho em alterações na gengiva, dentes e língua. Para facilitar a sua vida, separamos quatro situações de alerta:

Se de repente aparecerem várias cáries…
O que pode significar: Diabetes

Digamos que você tenha passado a vida toda sem ter muitas cáries e, no seu check-up semestral, o dentista anuncia a presença de cinco pontinhos escuros. Supondo que não há vícios em refrigerantes ou mudança de medicamentos, a cárie dentária pode ser um sinal de que o seu corpo está com dificuldades para processar a glicose. Quando isso acontece, o açúcar fica acumulado na saliva e estimula o crescimento de bactérias causadoras das famosas cáries.

Se os seus dentes estão desgastados…
O que pode significar: refluxo gastroesofágico

Azia pode acontecer com qualquer um. Mas, se os sintômas estão ocorrendo com certa frequência (mais do que duas vezes por semana ou algumas semanas seguidas), você pode ter refluxo, uma condição na qual os ácidos do estômago vazam para o esôfago. Enquanto algumas pessoas experimentam uma sensação de “queimação” em seu peito ou garganta, outros podem não sentir sintoma algum.

Quando o ácido do estômago atinge a boca, ele pode desgastar o esmalte em seus dentes. A pessoa pode não perceber isso, já que o processo é lento, mas o dentista faz o diagnóstico em um exame periódico. O tratamento é realizado com antiácidos, medicamentos prescritos e  mudanças no estilo de vida, como evitar certos alimentos e fracionar as refeições (porções menores e alimentação a cada três horas).

Se as suas gengivas sangram quando você escova os dentes…
O que pode significar: gengivite

A menos que você esteja escovando com muita força (neste caso, vá devagar!), o sangue pode indicar inflamação do seu tecido causada pelo acúmulo de placas na gengiva. Se não for tratada, pode levar a estágios mais graves da gengivite, como a periodontite. Por isso, a sugestão é consultar sempre o seu dentista. Também certifique-se de que você está usando a escova certa (nada de cerdas muito duras) e lembre-se de usar o fio dental suavemente.

Se você tem manchas brancas na língua…
O que pode significar: candidíase oral

Manchas ou placas brancas podem ser um sintoma de candidíase oral, infecção causada pelo excesso de fungo Candida albicans na boca. Não é muito comum, mas as pessoas que têm diabetes, boca seca ou um sistem imunológico fraco estão no grupo de risco. Outros sinais de infecção incluem vermelhidão, dificuldade ao engolir e rachaduras nos cantos da boca. 

(Boa Forma)

Nenhum comentário: