ALAGOAS É O ESTADO DO PAÍS QUE MAIS MATA MENORES DE 19 ANOS, APONTA ESTUDO (GN - AL)

Dados foram divulgados nesta terça-feira (12) pela Fundação Abrinq e correspondem ao ano de 2015. Estado também teve desempenho ruim em outras taxas/(Foto: CarolIna Sanches / G1).


O estado de Alagoas tem a taxa mais alta do país referente ao número de homicídios de pessoas com até 19 anos. A informação faz parte de uma pesquisa da Fundação Abrinq, com dados de 2015, divulgada nesta terça-feira (12).


De acordo com a pesquisa, a taxa para este tipo de crime em Alagoas é de 36 para cada 100 mil habitantes. O estado é seguido por Espírito Santo (33,7) e Rio Grande do Norte (32,9).

A reportagem do G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) para que o órgão comente os dados, mas ainda não teve resposta.

A partir desse dado, o estudo revela que entre os estados que concentram as taxas mais elevadas do país, Alagoas tem proporção de homicídios que equivale a 1,4 vezes a taxa da Região Nordeste (25,7).

Em relação às mortes com armas de fogo, Alagoas não está entre as piores taxas do país, mas, ainda assim, tem números altos. Para este quadro, a pesquisa traz números em percentuais e totais. Segundo o estudo, em 2015, foram 372 homicídios com arma de fogo no estado, o que corresponde a 25,2%, ficando atrás apenas do Distrito Federal (27%) e do Espírito Santo (27,6%).

Além das taxas de homicídios e mortes com armas de fogo, Alagoas também tem números altos no que diz respeito a morte de menores de 19 anos por causas externas. Para este quadro, os únicos dois estados que têm taxa maior que Alagoas (50,2) são Roraima (52,5) e Espírito Santo (53,3).

Na contramão das taxas com pior desempenho, a pesquisa aponta que Alagoas é um dos estados com menor número de suicídio cometido por pessoas nesta faixa etária.

“Os estados reunidos no conjunto de melhor desempenho nesse indicador, os quais registram as mais baixas taxas de suicídio do país, têm pequena diferença entre si, máxima de 0,1. Assim, Alagoas, Rio de Janeiro e Bahia compartilham da mesma taxa de suicídio, de 0,7 para cada 100 mil habitantes, e os demais estados, Espírito Santo e Rio Grande do Norte, de 0,8 para a mesma população base”, diz um trecho da pesquisa.

Por: G1

Nenhum comentário: