AVALIAÇÃO MÉDICA ANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS REDUZ RISCO DE MORTE SÚBITA (GN - SAÚDE)

Veja


Pessoas sedentárias que, acertadamente, planejam iniciar a prática de exercícios físicos precisam passar por uma avaliação médica prévia. 


O objetivo é minimizar potenciais riscos à saúde, já que doenças graves que se apresentam assintomáticas por algum tempo podem se manifestar durante os exercícios, tornando-se um risco para os indivíduos portadores. Algumas dessas doenças são hipertensão arterial; diabetes; doenças do aparelho locomotor, como hérnias de disco, artrite, artrose, e cardiopatias - doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, cardiomiopatia hipertrófica, miocardites, arritmias, entre outras.  Uma avaliação completa pode envolver uma equipe multiprofissional, composta por médico, profissional de educação física e nutricionista. 

A avaliação médica geralmente inclui exames que permitem identificar sinais e sintomas sugestivos de doenças cardiovasculares, pulmonares, metabólicas ou do aparelho locomotor. Entre os exames essenciais estão os laboratoriais, o eletrocardiograma e o teste de esforço. A ergoespirometria pode ser necessária a depender do resultado dos exames essenciais ou dos objetivos do praticante e do seu preparador físico.  Caso o praticante não apresente riscos e/ou problemas de saúde prévios na avaliação e esteja liberado para suas atividades, o acompanhamento médico especial é facultativo. Entretanto, atletas de alto rendimento devem buscá-lo, a fim de prevenir possíveis complicações advindas da própria rotina de treinamentos.

Confira mais AQUI.

Voz da Bahia

Nenhum comentário: