TEMPERATURA GLOBAL IRÁ SUBIR 2º C ATÉ 2100, AFIRMAM PESQUISAS (GN - MUNDO)

Veja


É improvável que o aumento de temperatura global até 2100 fique abaixo dos 2ºC, segundo pesquisas publicadas nesta segunda-feira (31) na revista "Nature Climate Change". Segundo uma das pesquisas, a probabilidade é que as temperaturas subam entre 2ºC e 4,9ºC até 2100. 


Para chegar a essa conclusão, o cientistas usaram dados de 1960 a 2010.  

A chance do aumento de temperatura ser inferior a 1,5ºC é de 1%. Para fazer o cálculo, os pesquisadores utilizaram dados populacionais da ONU para o 2100, PIB (Produto Interno Bruto) per capita dos países e as emissões relacionados ao PIB. 

Os valores foram ainda adequadamente combinados às projeções climáticas apresentadas pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), da ONU. Segundo o estudo, seria necessário uma rápida redução das emissões para limitar o aumento da temperatura a 2ºC. A pesquisa ainda afima que é pouco provável que seja alcançado o objetivo do Acordo de Paris de zerar as emissões na segunda metade do século. Contudo, a pesquisa não leva em conta legislações futuras que podem modificar as taxas de emissões. 

Não foram consideradas também possíveis mudanças abruptas relacionadas a diminuições de preços de energias alternativas. De acordo com o outro estudo também publicado nesta segunda, na revista "Nature Climate Change", mesmo que as emissões de gases estufa parassem hoje, as temperaturas globais até 2100 subiriam mais do que 2ºC. 

O estudo em questão leva em consideração emissões passadas. "Mesmo em um cenário irrealisticamente otimista de que as emissões de gases-estufa fossem abruptamente interrompidas, certa quantidade de aquecimento futuro é inevitável", afirmam os pesquisadores na pesquisa.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: