CONCURSEIROS DEVEM FICAR ATENTOS AOS PRAZOS PARA TIRAR A CNH (GN - BRASIL)

Quem pretende tirar Carteira de Habilitação deve pesquisar bem para escolher o melhor centro de formação


Com o lançamento de dois concursos públicos em Alagoas, que exigem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para posse do cargo, o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Alagoas (SindCFC/AL) alerta aos concurseiros na escolha de um Centro de Formação (autoescola) que atenda as exigências da legislação brasileira e do Departamento Estadual de Trânsito.


Mesmo com a obrigatoriedade da habilitação no certame, alguns candidatos deixam para retirar o documento depois da publicação do edital, isso pode acabar prejudicando o estudo para a prova e, consequentemente, o tempo não pode ser suficiente para finalizar o processo da CNH. Para conseguir a carteira de motorista, o aluno passa por várias etapas. Somente depois do exame médico, avaliação psicológica, prova teórica, simulador e aulas práticas de direção é que a prova prática pode ser agendada.

A escolha por um centro de formação requer alguns cuidados da parte do concurseiro para evitar aborrecimentos. Pensando em facilitar a vida dessas pessoas, que já estão preocupadas com os estudos, o SindCFC Alagoas ajuda com dicas para selecionar uma autoescola que cumpra a legislação.

Antes de fazer a matricula em uma autoescola é aconselhável pesquisar com amigos, conhecidos, com outros alunos que já fizeram o processo de habilitação na autoescola. É importante verificar, também, se o prestador do serviço escolhido está em situação regular de funcionamento, se apresenta bons índices de aprovação e, até, se oferece veículo adequado.

Outra dica antes de contratar o serviço é ficar atento às autoescolas que anunciam preços e condições de pagamento muito abaixo do mercado, isso pode provocar uma lotação de horários, principalmente, na realização das aulas práticas. Conforme a portaria nº 1981/2015, para tirar a primeira habilitação, o candidato terá um custo mínimo de R$ 1.258,19 – sem somar as taxas do Detran.

É importante evitar autoescolas que oferecem algum tipo de facilitação para obter a CNH, sendo uma atitude imprudente, pois optar por ações irregulares coloca em risco o processo de habilitação.

O SindCFC-AL alerta para os consumidores exigirem o recibo de cada pagamento. E caso haja alguma irregularidade na prestação do serviço prometido se pode fazer uma denuncia no Detran. 

As aulas

A aula teórica deve, obrigatoriamente, ser ministrada ao aluno após a coleta da digital, por instrutor credenciado, dentro da sala de aula, com material didático e o seu conteúdo deve corresponder ao tema da aula registrada.

Quanto às aulas práticas, é obrigação da autoescola oferecer uma carga horária de 20 horas/aula, que serão dadas dentro do veículo do Centro de Formação de Condutores.

Assessoria

Nenhum comentário: