REFORMA TRABALHISTA - COMO AS FÉRIAS PICADAS PODEM AFETAR O SEU DESCANSO (GN - BRASIL)

Veja


Com a aprovação da reforma trabalhista no Senado e a sanção do presidente Michel Temer, as regras para as férias vão mudar daqui 120 dias. Agora o trabalhador poderá dividir os 30 dias corridos em até três períodos de descanso, sendo que a concessão das férias continua sendo definida pelos interesses do empregador. Nenhum período poderá ser menor do que cinco dias corridos e um deve ser maior do que 14 dias seguidos. Além disso, as férias não podem começar nos dois dias antes de um feriado ou do dia de descanso na semana.


Seja como for, para o médico Paulo Rebelo, vice-presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), é importante que as férias não sejam divididas em períodos muito curtos. "Em poucos dias, como acontece em feriados ou, por exemplo, no Carnaval, ninguém consegue mudar muito a rotina e se desligar totalmente do trabalho", explica.

Já segundo Ana Merzel, coordenadora do serviço de psicologia do Hospital Israelita Albert Einstein, o período mínimo de férias é subjetivo e varia de pessoa para pessoa. "Li em um artigo científico que o mínimo de férias deveria ser 20 dias. Na primeira semana, você estaria muito ligado e, na segunda, começaria a relaxar."

E continua: "Mas tem gente que tira menos dias e consegue relaxar. E aí têm pessoas que preferem tirar férias mais quebradas, porque tem vários pequenos períodos de descanso. Para uns, por exemplo, 15 dias é o suficiente. Isso depende muito e muda de pessoa para pessoa", afirma.

No Reino Unido, a rede de resorts Club Med patrocinou um estudo sobre os efeitos das férias no nosso corpo, que foi publicado no fim do ano passado. De acordo com a pesquisa, a gente começa a se recuperar do trabalho no quinto dia de descanso, quando o estresse desaparece totalmente. É a partir daí que você começa a "recarregar as energias" para, depois, encarar mais uma longa jornada de trabalho. E é por isso que uma folga de alguns dias não são suficientes para que o organismo se recupere por completo.

Saiba mais aqui.

Por: Tabocas Notícias 

Nenhum comentário: