DEPRESSÃO NA ADOLESCENCIA É GRAVE; VEJA SINTOMAS E COMO AJUDAR (GN - SAÚDE)

Veja


A adolescência é uma fase marcada por muitas mudanças, hormonais e corporais. Durante esse período, o corpo muda e as ideias também. 


Como tudo ocorre ao mesmo tempo, é normal que aconteçam conflitos internos e externos. Somado a isso, existem questões como expectativas acadêmicas e a busca por aceitação pelo grupo social. Na sociedade contemporânea ocidental, a adolescência é definida e formada por um complexo jogo de forças biológicas, culturais, econômicas e históricas. 

Esse estado ao mesmo tempo transitório e demorado que pode chegar a durar uma década ou mais é um estado diferenciado no qual o jovem não é adulto inteiramente, nem criança, mas compartilha desafios, privilégios e expectativas de ambas as épocas. A adolescência é um período de paradoxos em que encontramos maturidade física e sexual, sem ter-se alcançada ainda a maturidade emocional e cognitiva. Alguns jovens não conseguem atravessar esse período com a devida saúde mental. 

A depressão em adolescentes é um grave problema de saúde que causa uma persistente sensação de tristeza e perda de interesse nas atividades diárias. Afeta os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos adolescentes, e pode causar problemas emocionais, funcionais e físicos. 

Embora a depressão possa ocorrer a qualquer momento da vida, os sintomas nesta fase da vida podem se expressar de modo diferente que na fase adulta, fazendo com que os familiares muitas vezes confundam com as próprias mudanças emocionais características deste ciclo de vida, dificultando inicialmente a identificação de uma situação de adoecimento. 

Segundo a psiquiatra Ana Taveira, médica do Hospital Santa Mônica "é importante ressaltar que depressão é diferente de tristeza comum, e não é um sinal de fraqueza ou algo que possa ser superado com força de vontade – pode ter graves consequências e requer tratamento". O tratamento inclui acompanhamento médico e psicológico.

Veja sintomas e mais informações AQUI.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: