CONFIRA 10 DICAS PARA DEIXAR SEU EMPREGO PARA NOVOS PROJETOS (GN - DICAS)

Foto: Istock


Se você quer deixar seu emprego confira dicas importantes.


1. Planeje-se de acordo com sua equipe

Se você suspeita que as pessoas para as quais trabalha não te deixarão exercer sua função no período entre o seu aviso de demissão e o dia que você efetivamente vai embora, então você não pode dar a notícia previamente. Neste caso, apenas mande uma mensagem avisando que você vai sair ou se despeça de maneira rápida.

2. Planeje-se com o novo trabalho

Se você notificar sua empresa de que vai sair, mas pretende trabalhar por mais duas semanas, por exemplo, e ficar com medo de que seu chefe te dispense antes disso para não ter que pagar estes 15 dias, pergunte ao seu novo chefe se você já pode começar no novo emprego.

3. Mantenha contato com colegas

Colete informações de contato de seus amigos no trabalho e de qualquer pessoa com quem você queira manter contato depois de sair da empresa.

4. Cheque seus dispositivos 

Certifique-se de que você não possui arquivos pessoais no computador da empresa e de que seus dispositivos também não tenham informações confidenciais da empresa.

5. Esteja pronto para ir embora

Se você não vai fazer uma notificação antes de partir, esteja pronto para ir embora no minuto em que pedir demissão ao seu chefe. Neste caso, você pode escrever uma carta oficial e entregar para ele pessoalmente ou enviar por email assim que chegar em casa.

6. Reserve um tempo para pequenas atividades

É bom reservar um tempo para limpar sua mesa e se despedir da sua equipe, clientes e vendedores.

7. Seja reservado

Resista à vontade de explicar ao seu chefe e a outros integrantes o motivo de você estar deixando a empresa. Neste momento, eles têm de lidar com algo muito grande - estão perdendo uma parte da equipe. O foco deles não será em você e sua lista de reclamações, por mais válidas que sejam. Eles não querem ouvir sobre seus problemas com a empresa - ou com eles - agora.

8. Evite entrevistas no final

Seu chefe ou outro integrante da equipe, do setor de recursos humanos, pode te convidar para uma entrevista de saída. Você pode decidir se quer ou não participar, mas é aconselhável que não participe. Não é sua função contar ao seu empregador o que ele tem feito de errado. Se quisessem sua opinião, deveriam ter pedido antes de você avisar que sairia. Você realmente acredita que eles implementarão as mudanças que você sugerir ao ir embora? Já é difícil o suficiente ensinar algo para as pessoas quando elas efetivamente querem aprender. Logo, é quase impossível fazer isso quando as pessoas não estão abertas para suas sugestões. Esqueça essa entrevista e siga sua vida.

9. Mostre otimismo e produtividade

Se você trabalhar por um período de duas semanas, por exemplo, entre o dia da sua notificação de demissão e o dia que for embora, faça delas as semanas mais positivas e produtivas possível. Coloque um sorriso no rosto, afinal, se você não gosta do seu trabalho, o tempo que você precisa continuar lá está diminuindo a cada minuto. Seja prestativo com seus colegas também.

10. Seja educado ao ir embora

Se for possível não crie inimizades ao ir embora. Seja educado com todos, mesmo com quem não gosta tanto de você e vice-versa. Eles não significam nada para você. Pessoas que te fizeram infelizes não têm mais poder nenhum sobre você. Alegre-se com isso. Mais tarde, você irá enxergá-los cada vez menos como pessoas assustadoras e mais como pessoas com medo que precisavam de compreensão. Eles estão no caminho deles e você no seu. Siga em frente.

Por: Forbes Brasil

Nenhum comentário: