CONHEÇA OS 12 ALIMENTOS QUE VOCÊ DEVE COMER PARA DESINTOXICAR (GN - SAÚDE)

Veja


Nunca se falou tanto em desintoxicação como nos dias de hoje. Embora este seja um conceito que divide e preocupa os médicos e nutricionistas – uma vez que o organismo, quando saudável, consegue ‘limpar-se’ sozinho e existe sempre o risco das pessoas substituírem uma alimentação saudável por uma dieta detox -, a verdade é que estamos cada vez mais em contato com componentes nocivos que se alojam com mais facilidade no nosso organismo. Falamos das toxinas.


As toxinas corporais são nada mais do que substâncias de origem biológica que, depois de absorvidas, são nocivas para a saúde. Essas toxinas estão presentes em alguns dos alimentos que comemos, mas podem também ser provocadas por bactérias, deixando o organismo mais enfraquecido e, por isso, propenso a doenças.

Enquanto alguns alimentos conseguem impulsionar a absorção e acumulação de toxinas, como acontece com as bebidas alcoólicas e com os que são ricos em açúcar e gorduras saturadas e trans, outros mostram-se eficazes na hora de acelerar a limpeza interna, ajudando o organismo a expulsar todas as toxinas que podem condicionar a saúde e bem-estar.

É o caso do brócolos, cujo poder é ainda mais notório se consumido de manhã. Juntar brócolis a um suco natural (feito com vegetais) e acompanhá-lo de uma panqueca natural de aveia pode ser a melhor opção para começar o dia com uma limpeza interna mais profunda.

Mas, conta o site Bustle, existem outros alimentos que ajudam a limpar o corpo de toxinas logo pela manhã. Além da já badalada água com limão, também os cereais integrais podem ajudar. Sim, estes carboidratos são ricos em magnésio, um micronutriente usado pelo organismo em simultâneo com a água para expulsar as toxinas. E por falar em água, este é claramente um dos essenciais e deve ser consumida logo pela manhã.

O chá verde também é um aliado matinal, assim como o gengibre e o óleo de coco, três ingredientes que devem ser consumidos no café da manhã, seja de uma só assentada ou de forma alternada.

Por serem ricas em fibra, também as maçãs conseguem limpar o organismo, diz a health coach Isadora Baum, que não deixa de acrescentar à sua lista o suco de arando, uma pequena fruta com grandes benefícios para a saúde e bem-estar.

Uma vez que o fígado é o verdadeiro responsável pela limpeza interna, a alcachofra não poderia deixar de ser mencionada, uma vez que é um dos alimentos que mais estimulam o bom funcionamento deste órgão.

Notícias ao Minuto

Nenhum comentário: