COMO O FACEBOOK GANHA DINHEIRO AJUDANDO A ESPALHAR NOTÍCIAS FALSAS (GN - INTERNET)

Anúncios publicados na rede social reproduzem desinformação e utilizam a marca de veículos jornalísticos para incentivar os usuários a clicar/ (Foto: David Paul Morris/Bloomberg via Getty Images)


Há algumas semanas, falamos na coluna semanal do Experiências Digitais na rádio CBN sobre as mudanças que Google e Facebook estavam fazendo para combater a proliferação de notícias falsas. O Google começou a "esconder" sites que comprovadamente estavam sendo usados para inventar notícias e, assim como o Facebook, prometeu cortar o dinheiro de anúncios gerados a partir da audiência desse tipo de página. 


Mark Zuckerberg chegou a publicar uma carta mostrando que tinha uma preocupação pessoal com o fenômeno. O Facebook também investiu numa cartilha para orientar seus cerca de 2 bilhões de usuários a identificar notícias falsas e o que fazer com elas. Denunciar e, especialmente, não compartilhar. 

Mas parece que nem o próprio Facebook segue a própria cartilha. Não é raro encontrar notícias falsas publicadas nas páginas da rede social em forma de anúncios e posts patrocinados.

O Facebook, assim, não apenas está sendo conivente, como ganha dinheiro com isso. Só para pegar os números mais recentes: nos três primeiros meses de 2017, a empresa teve um lucro de US$ 3 bilhões, um crescimento de 76% em relação ao mesmo período do ano passado. A maior parte desse dinheiro vem da venda de anúncios dentro da rede social. São diversos formatos, entre eles o de "posts patrocinados".

Confira mais AQUI.

Por: Coluna Esperiências Digitais/Época

Nenhum comentário: