APLICATIVOS DETERMINAM 'FICHA LIMPA' DE CANDIDATOS A CARGOS PÚBLICOS (GN - BRASIL)

Veja


Com “diretas já” ou não, em algum momento os brasileiros voltarão a se encontrar com as urnas. E quando esse momento finalmente chegar, o eleitor vai precisa recorrer à boa memória para não esquecer nenhum escândalo divulgado pela Operação Lava Jato, conduzida pela Polícia Federal, desde 2009. Certo? Errado.


Como a informação é sempre a maior arma para qualquer discussão, alguns aplicativos foram disponibilizados gratuitamente para dar uma força aos cidadãos, mostrando quem são os políticos investigados por corrupção no Brasil.

O Aratu Online mostra alguns desses softwares que ajudam a monitorar os possíveis candidatos das próximas eleições. Confira:

1. VIGIE AQUI

Batizado como Vigie Aqui, a extensão para o navegador do Google Chrome foi desenvolvida a partir de uma parceria entre o Reclame Aqui e a PUCPR. O objetivo da plataforma é oferecer informações para que os votos nas próximas eleições sejam feitos de forma consciente.

Com a ferramenta instalada, os nomes dos políticos ficha-suja aparecem marcados na cor roxa. Quando o internauta passa o nome em cima deles, surge um quadro com a “placa” do sujeito.

Quem quiser baixar a extensão encontrará nomes de presidente, ex-presidentes, ex-vice-presidentes, senadores, deputados e governadores. A expectativa é de que nos próximos meses também seja possível monitorar ministros, ex-ministros, ex-senadores, ex-deputados federais, ex-governadores e ex-vice-governadores.

2. GOVERN

O aplicativo Govern disponibiliza diversas informações sobre os parlamentares. Entre elas estão bens declarados e plano de governo dos candidatos. A plataforma está disponível nas versões Android e IPhone e o usuário pode entrar com uma conta do Facebook ou Google Plus. A criadora é a empresa Leapps, startup focada em desenvolvimento de soluções de móvel e Big Data. A intenção é aumentar a afinidade entre eleitores e eleitos e as pessoas, de um modo geral, da política.

Além da consulta de informações, o Govern é um canal no qual os usuários podem tirar dúvidas, emitir comentários, enviar sugestões e responder uma pesquisa de satisfação no qual avaliam as propostas de governo dos concorrentes ao cargo de prefeito e vereador nas próximas eleições.

O aplicativo possui também um mural de mensagens onde os usuários podem expressar suas opiniões ou encaminhar sugestões para seus representantes. Há também uma pesquisa de satisfação dividida em dois grupos com 4 questões, um para que os usuários avaliem os candidatos que buscam a eleição e outro para que avaliem aqueles que visam a reeleição.

Todos os dados foram retirados do TSE – Tribunal Superior Eleitoral e conta com informações dos pleitos de todas as cidades brasileiras. Em todos os níveis de cargo é possível avaliar a gestão dos eleitos.

Por: Aratu Online

Nenhum comentário: