POR QUE O PREÇO DA GASOLINA CAI NA REFINARIA, MAS ELA NÃO FICA BARATA NOS POSTOS? (GN - ECONOMIA)

(Imagem: Pixabay/Activ-Michoko)


Por que não? - Você já deve ter percebido que o preço do combustível na bomba do posto não acompanha necessariamente o preço nas refinarias.


O preço médio da gasolina caiu nas últimas semanas atingindo o menor nível em sete meses e chegando a R$ 3,63, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Combustível (ANP). Mas por que não sentimos essa queda no posto de gasolina? Entenda!  

Sobe o preço

Quando a Petrobras aumenta a cobrança nas refinarias, o reajuste geralmente chega ao posto, como aconteceu em dezembro do ano passado.

Não cai o preço

Já quando a petroleira baixa os preços, isso nem sempre chega ao consumidor. Os postos tendem a repassar os custos a mais, porém não os descontos.

Preço livre

As distribuidoras e os postos podem decidir se repassam ou não para o consumidor a mudança de preço nas refinarias, seja quando há alta ou baixa.

Liberdade de preço

Isso acontece porque no Brasil os preços são livres. Não existe uma regulamentação. As distribuidoras e os postos cobram de acordo com o mercado.

Valor total

O preço é formado pelo custo de produção da gasolina, incluindo transporte, matérias-primas, impostos e o ganho das empresas envolvidas.

Variação

Além disso, como a cadeia de produção da gasolina é extensa, qualquer variação de custo em alguma das etapas pode impactar o preço final do combustível.

Pouca concorrência

O Brasil possui 17 refinarias, sendo 15 delas da Petrobras, isto é, quase nenhuma concorrência. Cerca de 90% da gasolina é produzida por aqui e 10% é importada.

Variáveis

Outro fator que implica no preço, de acordo com as distribuidoras, é a mistura do álcool anidro, que entre outubro e final de novembro passado subiu 5,52%.

Será?

Segundo as distribuidoras, o álcool foi o responsável pelo preço da gasolina não cair naquele período mesmo a Petrobras reduzindo o valor nas refinarias.

Por: Daiane Brito / br.noticias.yahoo.com

Nenhum comentário: