NÚMERO DE CIDADES SEM ESTRUTURAS BANCÁRIAS CRESCE NO BRASIL (GN - BRASIL)

Veja


O número de agências bancárias está reduzindo no Brasil, enquanto aumenta a quantidade de cidades do interior que não possuem atendimento presencial. 



Segundo informações do portal G1, com base em dados do Banco Central, mais de 100 cidades deixaram de ter qualquer dependência bancária nos últimos dois anos. Dos 5.588 mil municípios brasileiros, 352 não tinham acesso direto aos bancos no final de 2016, maior número desde 2010. A tendência vem crescendo desde 2013: em 2014, eram 241 cidades sem unidades bancárias; em 2015, eram 300. 

Em geral, as cidades sem acesso a estruturas bancárias tem menos de 5 mil habitantes e pouca circulação de dinheiro, restando lotéricas, os Correios, cooperativas de crédito ou outros estabelecimentos comerciais que atuam como correspondentes bancários. O fechamento de agências também foi motivado pela assaltos violentos ocorridos interior do país. 

Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), foram registradas ao menos 393 assaltos e tentativas de assaltos no Brasil em 2015 e 385 em 2014. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), somando todos os tipos de ocorrências, incluindo arrombamentos, o número de ataques foi maior que 3 mil.

Por: Agências

Nenhum comentário: