LULA LIDERA PREFERÊNCIA DOS ALAGOANOS NA DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (GN - ALAGOAS)

Gestão do governo Michel Temer é desaprovada por 72,4% da população alagoana, mostra Paraná Pesquisa


O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) lidera a preferência dos alagoanos na disputa pela Presidência da República, segundo dados da pesquisa do Instituto Paraná encomendada pelo portal de notícia Diário do Poder e divulgados nesta sexta-feira (10). O líder petista teria entre 39% e 39,6% dos votos válidos. 


A pesquisa com o eleitorado foi realizada nesta semana em 46 municípios e também quis saber como os alagoanos enxergam a gestão do presidente da República Michel Temer (PMDB). Os números mostram que  72,4% desaprovam o governo. 

Segundo o portal, nos três contextos de pesquisa estimulada, Lula aparece na liderança. A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), aparece sempre como a segunda opção do eleitorado alagoano, figurando com um percentual que varia de 13,3% a 15,3% das intenções de voto. Entre os candidatos tucanos, o ex-ministro das Relações Exteriores e senador por São Paulo José Serra tem a preferência dos alagoanos para presidente, com 21,8%.

No cenário que figura como opção de voto o senador por Minas Gerais, Aécio Neves, Lula dispara na frente com 39% nas intenções, tendo na segunda colocação Marina da Silva com 13,3%. Empatados na terceira colocação figuram o tucano e o deputado federal pelo Rio de Janeiro Jair Bolsonaro (PSC). Cada um deles pontuou 10,2%, segundo os números do Paraná Pesquisa. 

Ainda dentro deste mesmo cenário, o nome do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa foi colocado e ele ficou na quarta posição, com 4,7%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) apareceu com 3,6%, e o atual presidente da República Michel Temer (PMDB) com 3,5%. O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) também foi incluído e acabou pontuando com 0,4%.

Em um possível quadro com o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, o ex-presidente Lula mais uma vez larga na frente, com uma liderança de 39,2% e Marina com 14,8%. O deputado Jair Bolsonaro aparece com 10,1% na terceira posição entre as opções dos alagoanos e o chefe do Poder Executivo Paulista na quarta, com 6,3%. Já Joaquim Barbosa pontua com 4,6%; Ciro Gomes com 4,1%; o presidente Temer com 3,7% e Ronaldo Caiado com 0,5%.

Por fim, quando a opção do PSDB é o prefeito de São Paulo João Dória, Lula segue à frente, com 39,6%. Marina Silva avança para 15,3%; Jair Bolsonaro tem 10,5% e o ministro Joaquim Barbosa marca 4,8%, na quarta posição.  Ciro Gomes chega a registrar  4,7% e o presidente Temer 4,3%. O prefeito João Dória é escolhido por 4% dos alagoanos e Ronaldo Caiado pontua com 0,5%.

Avaliação do governo Temer

Perguntado pelos entrevistadores sobre a gestão do presidente do Michel Temer, apenas 24,5% dos alagoanos consultados aprovaram a gestão peemedebista e 72,4% desaprovaram. O governo foi considerado ruim e péssimo por 55,85% dos entrevistados e apenas 11,9% avaliaram a gestão como ótima e boa. 

Foram ouvidos 1.500 eleitores em 46 municípios, entre os dias 6 e 9 deste mês de março. A margem de erro é 2,5%, com um grau de confiança de 95,0%.

Por: Gazeta Web com Diário do Poder

Nenhum comentário: