UNIVERSIDADES SE UNEM PARA CRIAR VACINA CONTRA DENGUE (GN - SAÚDE)

Foto: Reprodução/Pixabay


Pesquisadores da Universidade de Porto Rico (UPR) e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, se uniram para criar uma vacina contra o vírus da dengue. 


A ideia dos cientistas é criar uma vacina a baixo custo e que possa ser utilizada em qualquer país onde o vírus é endêmico. Para tal, um antígeno universal que combate todos os tipos do vírus está sendo utilizado. "Este enfoque é muito inovador, já que a vacina está projetada para estimular fundamentalmente um tipo de resposta imune que quase nunca é incluído nos 'candidatos a vacina' que estão sendo estudados", afirmou o campus de Ciências Médicas da UPR. 

A proposta é conseguir imunidade para os quatro serótipos do vírus de forma simultânea durante um período prolongado. "Esta proposta é altamente competitiva e foi possível que fossemos escolhidos devido à sólida experiência de nossa equipe de trabalho com outros candidatos de vacinas da dengue e os recentes trabalhos na caracterização da resposta imune ao vírus da zika", explicou o professor Carlos Sariol. Os resultados da pesquisa deverão estar disponíveis em outubro deste ano.

Por: BN

Nenhum comentário: