GUIA DE PREVENÇÃO AO CONSUMO DO ÁLCOOL ENTRE ADOLESCENTES É LANÇADO PELA SBP (GN - BRASIL)

Veja


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nesta segunda-feira (6), um documento com uma série de recomendações para o estimulo à prevenção ao consumo de álcool entre os mais jovens. 


Intitulado "Guia Prático de Orientação: Bebidas alcoólicas e prejuízos à saúde da criança e do adolescente", o texto tem como público alvo gestores, médicos, pais e educadores e traz alertas sobre os distúrbios causados pelo consumo precoce de bebidas alcoólicas. "Este é um fenômeno mundial. 

As mudanças nas relações sociais, o acesso fácil às bebidas e a fragilidade das políticas públicas que se ocupam da questão constroem o cenário ideal para essas distorções que afetam a vida de milhões de pessoas. São crianças e adolescentes e seus familiares que precisam de toda a ajuda possível. Os pediatras esperam que o tema seja colocado em evidência. 

No debate, a sociedade poderá encontrar uma ou várias respostas", afirmou a presidente da SBP, Luciana Rodrigues Silva. Elaborado pelo Departamento Científico de Adolescência da entidade, o documento será encaminhado também aos Ministérios da Saúde, da Justiça, do Desenvolvimento Social, do Esporte e da Educação, na expectativa de estimular a manifestação do Poder Executivo por meio das ações sugeridas. 

Entre as recomendações da SBP aos gestores, constam a adoção de medidas para proibir a efetiva venda de qualquer bebida alcoólica, para crianças e adolescentes; a criação de restrições ao marketing das bebidas alcoólica, inclusive da cerveja; a implementação com urgência das políticas de regulação da propaganda, independente das indústrias e pontos comerciais das bebidas alcoólicas; e a proibição ao patrocínio e venda em atividades e eventos culturais, esportivos e artísticos que envolvam a participação de crianças e adolescentes.

Por: Bahia Notícias

Nenhum comentário: