ANTICONCEPCIONAL MASCULINO APRESENTA RESULTADOS POSITIVOS EM TESTES COM MACACOS (GN - SAÚDE)

Veja/Foto: Getty Images


Testes realizados em macacos apresentaram resultados positivos para um contraceptivo masculino injetável. Com efeito potencialmente reversível, o produto bloqueia o fluxo de esperma, o que evita a necessidade de vasectomia. 


Cientistas norte-americanos, responsáveis pelo desenvolvimento do Vasalgel, esperam que os testes em humanos sejam realizados nos próximos anos, segundo o jornal O Globo. Injetados nos tubos que conduzem o esperma ao pênis, o gel atua como uma barreira física. "Os machos tratados não tiveram nenhuma concepção desde as injeções de Vasalgel", afirmaram os cientistas sobre os 16 animais adultos tratados. 

Os macacos vivem ao ar livre com fêmeas de fertilidade comprovada e foram monitorados por até dois anos. De acordo com cientistas, a taxa de gestação das fêmeas gira em torno de 80%. O estudo aponta ainda que o gel apresentou poucos efeitos colaterais: um dos macacos registrou um acúmulo no canal deferente, chamado ogranuloma espermático. A complicação é comum em cerca de 60% das vasectomias em humanos. A reversibilidade do método foi testada apenas em coelhos até o momento, com resultados positivos. 

BN

Nenhum comentário: