ALÉM DE TOMAR VACINA, O QUE MAIS POSSO FAZER PARA ME PROTEGER DA FEBRE AMARELA?? (GN - SAÚDE)

Confira


De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil vive atualmente o maior surto de febre amarela desde que a doença começou a ser notificada no país, em 1980. A situação deixou os brasileiros em estado de atenção e em busca de formas de se proteger.


A recomendação do órgão é que quem está nas áreas de risco para febre amarela deve tomar a vacina contra a doença. Essa é a principal e mais eficaz forma de prevenção. Mas existem outros cuidados que podem diminuir as chances de ser contaminado.

Como prevenir febre amarela: 8 cuidados além da vacina

Para quem mora em áreas de risco, a principal medida de prevenção é tomar vacina contra febre amarela, seguindo o esquema recomendado pelo Ministério da Saúde. A vacina é composta por vírus vivo atenuado, que age estimulando o organismo a produzir a própria proteção contra o vírus. O efeito aparece cerca de 10 dias após a injeção, a eficácia está acima de 97,5% e a proteção persiste por mais de 40 anos.

Mas existem alguns outros cuidados que podem ajudar a evitar as picadas do mosquito e, portanto, impedir ser contaminado com a doença:

Use camisas de mangas longas e calças compridas, mantendo uma menor superfície de pele exposta;

Prefira roupas de tons claros, que atraem menos os mosquitos;

Em casa, coloque telas nas portas e janelas ou opte por espaços com ar-condicionado;Instale um mosquiteiro sobre a cama;

Use repelentes e reaplique de acordo com a orientação na embalagem;

Evite usar perfume durante atividades ao ar livre nos ambientes de matas silvestres, que atrai mais mosquitos;

Evite repelentes com protetor solar e, se for passar protetor solar, passe antes do repelente. Isso porque o que espanta os mosquitos é a aura de repelente formada ao redor do corpo, e passar o protetor em cima do repelente prejudica essa formação.

Crianças com menos de 2 anos não devem usar repelente. Um substituto, nesse caso, é impregnar permetrina – um tipo de repelente - em berços, carrinhos e roupas, mas nunca passar diretamente sobre a pele.

Por: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário: